Santa Sé pede ao Irã que evite “de qualquer forma” piorar o conflito no Oriente Médio

Segundo o ACI Digital (12/08/2024), a Santa Sé pediu ao Irã que evite “de qualquer maneira” piorar o conflito em curso no Oriente Médio.

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, falou na segunda-feira (12) por telefone com o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em uma conversa que destacou a necessidade de diálogo, negociação e paz.

Segundo Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, o cardeal “expressou a séria preocupação da Santa Sé com o que está acontecendo no Oriente Médio, reiterando a necessidade de evitar de qualquer forma que se aumente o gravíssimo conflito em curso e preferindo, em vez disso, o diálogo, a negociação e a paz”.

O telefonema de segunda-feira (12) do secretário de Estado da Santa Sé para parabenizar o presidente iraniano pelo início de seu mandato ocorreu no momento em que há ameaça de um ataque retaliatório do Irã contra Israel. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse em seu site oficial que a vingança pela morte do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho, é um dever.

O Hamas, grupo radical islâmico responsável pelo ataque a Israel que matou mais de 1,4 mil civis e fez centenas de reféns em outubro passado, é financiado e armado pelo Irã.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enviou um submarino com mísseis guiados ao Oriente Médio em meio a relatos de que o Irã pode atacar dentro de alguns dias, informou na segunda-feira (12) o jornal britânico The Guardian.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram no domingo (11) estar em alerta máximo para possíveis retaliações do Irã e dos grupos terroristas que patrocina em vários países islâmicos da região.

Os EUA, o Catar e o Egito vêm tentando intermediar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Pezeshkian assumiu o cargo em Teerã no final do mês passado depois de vencer o segundo turno da eleição presidencial do Irã prometendo se aproximar do Ocidente. Como presidente, Pezeshkian é o principal oficial eleito e o segundo em posição abaixo do líder supremo do Irã.

O Irã é um dos países menos católicos do mundo. A conversão do islamismo ao cristianismo é um crime que acarreta pena de mais de dez anos de prisão.

A arquidiocese católica latina de Teerã-Isfahan tem seis paróquias e cerca de 2 mil católicos. Dom Dominique Mathieu é o atual arcebispo de Teerã-Isfahan.

Na mais recente audiência geral na última quarta-feira (7), o papa disse acompanhar a situação no Oriente Médio com grande preocupação.

“Reitero o meu apelo a todas as partes envolvidas para que o conflito não se alargue e para que haja um cessar-fogo imediato em todas as frentes, a começar por Gaza, onde a situação humanitária é muito grave e insustentável”, disse o papa Francisco na última quarta-feira (7).

“Rezo para que a busca sincera pela paz extinga as contendas, o amor supere o ódio e a vingança seja desarmada pelo perdão”, disse Francisco.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58755/santa-se-pede-ao-ira-que-evite-de-qualquer-forma-piorar-o-conflito-no-oriente-medio

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.