Santa Sé divulga programação da Jornada Mundial das Crianças 2024

Crianças com idade entre 5 e 12 anos, acompanhadas por adultos, poderão participar do evento que ocorrerá em Roma.

Segundo o site Gaudium Press (16/05/2024), o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, divulgou a programação da primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (JMC), que ocorrerá em Roma entre os dias 25 e 26 de maio.

Papa Francisco responderá perguntas das crianças

Na manhã do primeiro dia, 25, crianças em trajes tradicionais, representando 101 nações, participarão de uma procissão no Estádio Olímpico, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz. Em seguida, o Cardeal de Mendonça saudará os presentes e será executado do hino do evento, preparado pelo maestro Marco Frisina e interpretado pelo coro Zecchino d’Oro e pelos corais da Galassia dell’Antoniano, num total de cerca de 1500 crianças cantoras

Em seguida serão realizadas atividades musicais, esportivas, de reflexão e espiritualidade. Dentre os palestrantes confirmados se destaca o nome de Catherine Russell, diretora executiva da Unicef. Na parte da tarde, o evento contará com a presença do Papa Francisco que responderá perguntas feitas por representantes de crianças de todo o mundo. Logo depois haverá uma atividade esportiva, seguida de um espetáculo organizado pelo Cirque du Soleil. O evento será transmitido mundialmente.

Santa Missa presidida pelo Pontífice no Vaticano

No dia seguinte, 26, às 10h15 (horário de Roma), haverá a saudação do Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano e Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano. Logo depois, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa seguida pela recitação do Regina Coeli.

Para facilitar o acesso à informação e tornar a comunicação mais eficiente antes e durante o evento, foi concebido e desenvolvido um aplicativo para celulares intitulado “Dia Mundial da Criança”. Através deste App, que pode ser descarregado no Play Store e na Apple Store, será possível acessar facilmente as transmissão ao vivo do evento.

Inscrições para a Jornada Mundial das Crianças

Crianças com idade entre 5 e 12 anos, acompanhadas por adultos, poderão participar do evento que ocorrerá em Roma. As inscrições podem ser realizadas na modalidade on-line através das Dioceses, Paróquias, movimentos, escolas e associações. A página web da JMC (www.giornatamondialedeibambini.org) está disponível em três idiomas: italiano, inglês e espanhol.

Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de 5 euros por pessoa (por volta de R$ 25,00). O valor arrecadado com as inscrições será destinado a um fundo de solidariedade para ajudar a realidade dos mais pobres que também irão participar. Como forma de preparação para JMC, o Papa aconselhou que as crianças de todo o mundo rezem em família, todas as manhãs e todas as noites, a oração que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso.

Como surgiu a ideia da Jornada Mundial das Crianças?

A ideia da JMC foi proposta Alessandro, uma criança de 9 anos, por ocasião do Popecast, o segundo podcast feito pela mídia vaticana com Francisco em vista da JMJ de Lisboa. Na época, o Santo Padre manifestou ter gostado da ideia.

No dia 6 de novembro de 2023, o Dicastério para a Cultura e a Educação ofereceu seu apoio ao evento. Nesta data, o Pontífice esteve rodeado por 7.500 crianças dos cinco continentes na Sala Paulo VI em um grande encontro com música e testemunhos. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/santa-se-divulga-programacao-da-jornada-mundial-das-criancas-2024/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.