Santa Sé divulga calendário de celebrações presididas pelo Papa em setembro e outubro

Dentre as principais atividades de Francisco nos próximos dois meses estão uma viagem para França, o Consistório para criação de novos Cardeais e o Sínodo dos Bispos.

Segundo o site Gaudium Press (29/08/2023), na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, o Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou o calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos meses de setembro e outubro.

Viagem para França e abertura do Consistório

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Santo Padre fará uma Viagem Apostólica até Marselha, cidade portuária localizada no sul da França. Ali, Francisco participará da conclusão dos “Rencontres Méditerranéennes” (Encontros Mediterrâneos).

Já na manhã do dia 30 de setembro, 10h (horário de Roma), o Papa presidirá o Consistório Ordinário Público para a criação de novos Cardeais. Na parte da tarde, às 18h, o Pontífice presidirá uma Vigília ecumênica de oração na Praça São Pedro.

Abertura e encerramento do Sínodo dos Bispos

No dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o Santo Padre presidirá uma Santa Missa, às 9h, na Praça de São Pedro, junto dos novos cardeais e o Colégio Cardinalício. Esse será o evento de abertura da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Às 10h do dia 29 de outubro, XXX Domingo do Tempo Comum, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa de conclusão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta celebração eucarística será realizada na Basílica de São Pedro. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/santa-se-divulga-calendario-de-celebracoes-presididas-pelo-papa-em-setembro-e-outubro/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.