Santa Sé assina novo acordo com a República Democrática de São Tomé e Príncipe

Segundo o ACI (16/08/2022), a Santa Sé e a República Democrática de São Tomé e Príncipe assinaram um novo acordo ontem (15) que reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica no país.

Segundo nota da Sala de Imprensa da Santa Sé hoje (16), através de um comunicado, informando que o encontro ocorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros de São Tomé.

O acordo, redigido em italiano e português e composto por 28 artigos, entrará em vigor com a troca dos Instrumentos de ratificação. O documento define o quadro jurídico das relações entre a Igreja e o Estado.

O ato solene contou com a presença de dom António Lungieki Bengui, administrador apostólico sede vacante da diocese de São Tomé e Príncipe, dom Manuel António Mendes dos Santos, bispo emérito da diocese de São Tomé e Príncipe, Christopher Seiler, secretário da nunciatura apostólica em Angola e São Tomé e Príncipe, Telmo da Glória Serôdio, chanceler da Cúria de São Tomé, e a senhora Maria Madalena Cravid, secretária da Cúria.

Também participaram o embaixador Carlos Castro, diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Melany dos Santos, chefe de gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, e o embaixador Mateus Meira Rita, assessor do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Durante sua viagem à África em 2009, o papa Francisco se reuniu com os bispos de Camarões, Angola e São Tomé e Príncipe, onde reafirmou “a urgência da evangelização, que cabe antes de tudo aos bispos, sublinhando a dimensão colegial fundamentada na comunhão sacramental”.

Convidou também os bispos a “promover a pastoral do matrimônio e da família, da liturgia e da cultura, também para que os leigos possam resistir ao impulso de seitas e grupos esotéricos”, bem como a continuar no “exercício da caridade e defesa dos direitos dos pobres”.

De acordo com as últimas pesquisas, 94,4% da população do país professa o cristianismo e o percentual de crentes aumentou nos últimos anos, chegando a 98,76%.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/santa-se-assina-novo-acordo-com-a-republica-democratica-de-sao-tome-e-principe-11250

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.