Santa Austraberta é protetora contra terremotos

Segundo o site ACI Digital (10/02/2023), na história da Igreja existe uma antiga tradição de se pedir a intercessão de santa Austraberta, considerada protetora contra terremotos, porque resgatou pessoas dos escombros durante um forte terremoto.

Santa Austraberta, cuja festa é celebrada hoje, 10 de fevereiro, nasceu na França por volta do ano 603. Sua mãe era santa Framechidis, e desde muito jovem se entregou a Cristo com voto de castidade.

Sua família arranjou para ela um casamento que ela não queria, então fugiu com seu irmão e pediu ajuda a santo Audomar, bispo de Thérouanne, que colocou o “véu das virgens” sobre ela e a devolveu para casa como “preservada” para Deus.

Seus pais fundaram um mosteiro e santa Austraberta decidiu entrar apenas como irmã “lega”, ou seja, servir sem altos cargos e em coisas manuais.

No entanto, sua vida de fé e boas obras eram tão evidentes que as irmãs a escolheram como prioresa e depois madre superiora de outro convento.

Entre seus milagres mais conhecidos estão comer comida envenenada sem que nada lhe aconteça. Dizem até que domou um lobo com o sinal da cruz para que ele fizesse o trabalho de um burro.

Mas o evento mais prodigioso aconteceu em um terremoto. Santa Austraberta exortou as freiras a permanecerem na igreja e foi resgatar algumas noviças que ficaram presas nos escombros.

Uma irmã havia morrido, por isso a santa implorou a Deus e a mulher milagrosamente voltou à vida.

Desde então é considerada uma protetora contra terremotos e envenenamento.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/santa-austraberta-e-protetora-contra-terremotos-37873

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.