Saiba quem será o cardeal que anunciará o “Habemus Papam” num futuro conclave

Segundo o ACI (01/07/2024), a partir de segunda-feira (1º), o responsável por apresentar ao mundo o novo sucessor de Pedro em um eventual conclave será o cardeal Dominique Mamberti.

Depois da “fumaça branca”, que anuncia que a Igreja tem um novo papa, o cardeal protodiácono anuncia o nome do novo chefe da Igreja da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, usando a fórmula tradicional: “Nuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”

Depois do Consistório Ordinário Público que aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), no Vaticano, o cardeal francês Dominique Mamberti foi nomeado protodiácono.

O cardeal Dominique Mamberti que é francês, delegado apostólico na Somália, núncio no Sudão e na Eritreia e prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, substitui o cardeal James Michael Harvey, arcipreste da Basílica Patriarcal de São Paulo Fora dos Muros que foi elevado na segunda-feira (1º) ao título de cardeal sacerdote.

Atualmente, o cardeal Mamberti tem 72 anos e só terá esse cargo se acontecer um conclave nos próximos oito anos, antes de completar 80 anos.

O cardeal Jean Louis Tauran, que morreu em 2018, foi o cardeal que anunciou a eleição do papa Francisco em 13 de março de 2013. Ele anunciou o “Habemus Papam” lutando contra a doença de Parkinson que sofria desde 2012.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/58397/saiba-quem-sera-o-cardeal-que-anunciara-o-habemus-papam-num-futuro-conclave

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.