Ruínas romanas são descobertas perto do Vaticano e podem atrasar as obras para o Jubileu

Durante as obras de construção para o Jubileu de 2025, ruínas romanas foram descobertas e o estudo dos achados podem atrasar o avanço do projeto. Trata-se de ruínas romanas recentemente descobertas na Piazza Pia, localizada em frente ao escritório de mídia do Vaticano

Segundo o site Gaudium Press (13/06/2024), durante os trabalhos de construção com vistas ao Jubileu de 2025, novas descobertas arqueológicas foram feitas em Roma. Trata-se de ruínas romanas recentemente descobertas na Piazza Pia, localizada em frente ao escritório de mídia do Vaticano, antiga Rádio Vaticano.

Segundo relatou o jornal italiano Corriere della Sera, um grande piso em mosaico e quatro ou cinco salas de tamanho considerável foram encontradas. Os especialistas acreditam que sejam restos de um antigo serviço dedicado à lavagem de roupa.

O plano original das obras visa transformar a área em um espaço para pedestres antes do Jubileu de 2025, além de criar uma passagem subterrânea para carros, visto que a via é um dos principais acessos ao Vaticano. O projeto visa tornar o espaço entre o Castel Sant’Angelo e a Praça de São Pedro totalmente para pedestres.

A conclusão das obras estava prevista para dezembro, contudo as novas descobertas podem atrasar esse cronograma. De fato, as obras estão paralisadas pois a recente descoberta precisa ser estudada e quaisquer achados valiosos devem ser preservados. Um processo que tende a ser demorado.

Dada a centralidade do local, a opção mais provável é que os achados sejam realocados pelas autoridades. Porém, o destino das ruínas ainda permanece desconhecido. Embora o escritório de mídia do Vaticano esteja sob a jurisdição da Santa Sé, a estrada em frente está sob controle italiano, o que significa que os achados provavelmente serão movidos para um local sob administração italiana, em vez de permanecerem na Cidade do Vaticano. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/ruinas-romanas-sao-descobertas-perto-do-vaticano-e-podem-atrasar-as-obras-para-o-jubileu/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.