Rosa Weber é elogiada em sua última sessão no STF por apoiar descriminalização do aborto e posse de drogas

Segundo o ACI Digital (28/09/2023), a ministra Rosa Weber foi elogiada ontem (27) na última sessão dela como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Gilmar Mendes pelos julgamentos da descriminalização do aborto e do porte de drogas para consumo próprio. Weber se aposenta na próxima segunda-feira, 2 de outubro, data em que completa 75 anos, idade limite para atuar no STF.

Para Mendes, a “bravura” de Weber foi “representada pelos casos que foram pautados e julgados pela Corte neste ano de 2023”: “juiz de garantias, descriminalização do porte de drogas para consumo próprio, marco temporal, ações penais sobre os atos antidemocráticos, descriminalização do aborto e muitos outros”.

No início do discurso de despedida de Weber, o ministro disse: “que os inimigos da liberdade saibam que no solo sagrado deste Tribunal o regime democrático, permanentemente cultuado, permanece inabalável”.

Ao final, ele disse que “a atuação da ministra Rosa Weber em defesa dos direitos fundamentais foi marcante e ficará eternizada na história do Poder Judiciário brasileiro”.

O último ato de Weber na presidência do STF foi liberar o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, impetrada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março de 2017 pedindo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Weber mascou o julgamento no plenário virtual para o dia 22 de setembro. Às 00h01, ela votou a favor da descriminalização. Em seguida, o ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque e o processo foi novamente interrompido, sem data para voltar á consideração do STF.

Barroso assume a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) hoje (28), às 16h.

“A cada ciclo que se fecha, mexem-se as pedras no tabuleiro, mas a instituição sobressai, altaneira, em evolução e aperfeiçoamento constantes”, disse Rosa Weber em sua despedida.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/56291/rosa-weber-e-elogiada-em-sua-ultima-sessao-no-stf-por-apoiar-descriminalizacao-do-aborto-e-posse-de-drogas

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.