Restauração da Catedral de Notre Dame avança mais uma fase

A previsão, segundo a Arquidiocese de Paris, é que o histórico templo francês seja reaberto ao público no ano de 2024.

Segundo o site Gaudium Press (21/09/2021), no último sábado, 18 de setembro, a agência governamental que supervisiona a reconstrução da Catedral de Notre Dame em Paris anunciou que a estrutura do templo francês foi reforçada e está pronta para ser reconstruída.

Dois anos de trabalhos para preservar a estrutura da Catedral

Os esforços para reconstruir a catedral católica se iniciaram logo após o incêndio de 15 de abril de 2019, quando o templo medieval sofreu grandes danos, incluindo a destruição da torre e das vigas de carvalho que sustentavam o telhado de chumbo.

Ao longo de dois anos, carpinteiros, especialistas em andaimes, escaladores profissionais e mecânicos de órgão, trabalharam para preservar a estrutura com torres e abóbadas icônicas. Também foi criado um guarda-chuva especial para proteger a catedral das intempéries.

Restauração do interior de Notre Dame é de responsabilidade da Igreja

Com a estrutura principal segura, agora será iniciada a negociação com as empresas que concorrem para participar da reconstrução. O projeto final conta com quase 100 licitações diferentes para vários projetos.

A Arquidiocese de Paris lançou um apelo multimilionário, no início de junho, para restaurar o interior da Catedral de Notre Dame, que deverá ser reaberta em 2024. A reforma do interior do templo, que deve custar de cinco a seis milhões de euros, é responsabilidade da Igreja Católica. (EPC)

Fotos: Yannick Boschat / Diocese de Paris

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/restauracao-da-catedral-de-notre-dame-avanca-mais-uma-fase/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.