Relíquia do padre Donizetti é entronizada em São José do Rio Preto

Segundo o ACI Digital (16/08/2022), a relíquia do beato padre Donizetti Tavares de Lima foi entronizada no domingo (14) na catedral de São José do Rio Preto (SP), durante missa celebrada pelo bispo da cidade, dom Antonio Emidio Vilar. A catedral de São José do Rio Preto (SP) será agora o segundo lugar de peregrinação relacionado ao beato. O Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Tambaú (SP), onde ele está sepultado, é o primeiro.

Padre Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia, Minas Gerais, em 3 de janeiro de 1882. Aos quatro anos foi morar com seus pais em Franca (SP). Aos 18 anos começou a cursar direito.

Foi ordenado em 12 de julho de 1908 e serviu em Jaguariúna, Vargem Grande do Sul e Tambaú sempre no Estado de São Paulo.

Morreu no dia 16 de junho de 1961 sem ver construído o santuário a Nossa Senhora Aparecida, que iria abrigar a imagem dos milagres que ficou na casa paroquial. Após sua morte o santuário foi construído na cidade de Tambaú (SP) em 1966, recebendo milhares de visitantes que pediam a intercessão do padre.

Padre Donizetti foi declarado servo de Deus venerável pelo papa Francisco no dia 10 de outubro de 2017. Em 23 de novembro de 2019, o papa o declarou beato, aprovando um milagre.

Durante a celebração de entronização da relíquia, dom Antonio disse que o beato foi “um verdadeiro padre dos padres”.

Dom Vilar também disse que, em 2018, foi informado de um sinal que impressionou a Santa Sé: “muitas pessoas costumam dar o nome de um santo aos seus filhos. Cerca de dois milhões e meio de ocorrências foram verificadas quando da consulta acerca do termo ‘Donizetti’ ”.

O bispo pediu que fosse colocada uma imagem da Mãe de Jesus ao lado do nicho onde estariam expostas a relíquia e a imagem do religioso.

“O padre Donizetti acendeu o fogo da fé e aqueceu e iluminou muitos corações”, expressou dom Antonio.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/reliquia-do-padre-donizetti-e-entronizada-em-sao-jose-do-rio-preto-84828

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.