Religiosos são chamados a viver consagração não como privilégio, mas como serviço, diz Bispo

A Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro, na festa da Apresentação do Senhor, o Dia Mundial da Vida Consagrada e, ao recordar esta data, o Arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha, assinalou que os religiosos são chamados a viver consagração não como privilégio, mas como serviço.

Em recente artigo, o Prelado ressaltou que “a Igreja proclama a beleza da vida consagrada reconhecendo-a como um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito”.

Além disso, indicou, os religiosos e as religiosas são chamados “a viverem o carisma da consagração, não como um privilégio que os faz mais santos ou mais importantes que os outros, mas como consagrados ao serviço dos outros como Jesus o foi”.

“Todos os cristãos são chamados a viver como servidores dos outros, mas os religiosos vivem esse chamado com total liberdade e doação por meio dos conselhos evangélicos, os votos de pobreza, castidade e obediência”, reforçou.

Nesse sentido, assinalou que os consagrados “lembram a todos os outros fiéis que essa existência ‘cristiforme’ é destinada a todos os batizados”.

“Os religiosos e as religiosas, presentes em nossa Igreja Particular merecem nosso reconhecimento e gratidão e, ao mesmo tempo, desejo que todos possam, num ato de fé, confirmar a sua adesão ao Cristo e manifestar a todos a misericórdia infinita de Deus”, afirmou o Arcebispo de Natal, desejando que o testemunho dos consagrados “ilumine a nossa vida”.

Por fim, o Prelado fez memória também dos consagrados “que já partiram para a casa do Pai e vivem na eternidade o que já experimentaram aqui na terra”.

“Parabenizo a todos e ao mesmo tempo, conclamo a que sempre vivam essa comunhão eclesial no serviço pastoral”, afirmou, ao concluir: “Que todos continuem dando testemunho de fraternidade e nos ensinem a que a fraternidade é o caminho de realização de toda vocação”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/religiosos-sao-chamados-a-viver-consagracao-nao-como-privilegio-mas-como-servico-diz-bispo-95563

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.