Reitor convida peregrinos para rezar com o papa Francisco no santuário de Fátima

Segundo o ACI Digital (05/07/2023), a um mês da visita do papa Francisco a Fátima, Portugal, o reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fez um convite a todos os peregrinos para irem ao santuário no dia 5 de agosto rezar com o papa.

“Queremos que o Santuário o possa acolher bem, com muitos peregrinos. Por isso, deixo o convite a que venham rezar com ele. Mais próximo dele, a rezar na Capelinha, estarão jovens doentes e jovens reclusos. Vão rezar com o Papa mas também nós somos convidados a rezar com ele, aqui no Santuário. Contamos convosco”, disse o padre Cabecinhas ao site do santuário.

O papa Francisco viajará a Portugal de 2 a 6 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Além dos eventos da jornada, Francisco irá à Fátima na manhã do dia 5 de agosto para um momento de oração.

“Estamos a um mês da visita do Santo Padre ao santuário de Fátima. Tivemos grande gosto e alegria em acolher o papa Francisco por ocasião do centenário das aparições [de Nossa Senhora de Fátima, em 2017] e acolhemo-lo agora, no contexto da Jornada Mundial da Juventude, com igual satisfação. Estamos a fazer tudo para o acolher bem, mas também gostaríamos de ter um santuário cheio para o acolher e receber”, disse o sacerdote na manhã de hoje (5).

O papa Francisco chegará ao santuário de Fátima às 9h. Ele atravessará o Recinto de Oração no papamóvel e seguirá em direção à Capelinha das Aparições, onde rezará com jovens doentes que não poderão ir à JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do terço, o papa vai dirigir algumas palavras aos peregrinos presentes. Em seguida, retornará para Lisboa.

Segundo o santuário de Fátima, “embora curto, o programa será intenso e cheio de significado dado que Francisco virá à Cova da Iria por vontade expressa desde que se soube da realização da JMJ em Lisboa”. “Quer em declarações aos bispos portugueses quer em declarações aos jornalistas, o Papa argentino que canonizou os dois primeiros santos de Fátima- Francisco e Jacinta Marto, em 2017- afirmou sempre que se deslocaria à capital portuguesa mas não deixaria de vir a Fátima”, disse o santuário.

Programação do santuário de Fátima para a JMJ

Além de receber o papa Francisco no dia 5 de agosto, o santuário de Fátima está se preparando para acolher vários peregrinos antes e depois da JMJ.

Haverá um espaço para acolher os jovens, a Aldeia Jovem. Ali, eles terão facilidades de pernoite e alimentação.

O santuário também organizou um conjunto de seis caminhos de peregrinação para chegar a Fátima a pé. Cada percurso é associado a um tema ligado à mensagem de Fátima e tem como ponto de partida uma igreja.

Haverá ainda um Itinerário do Peregrino Jovem, para uma vivência orante, espiritual e cultural no espaço do santuário de Fátima. O objetivo é permitir que o peregrino possa conhecer as aparições de Fátima, a espiritualidade dos videntes e o patrimônio arquitetônico e artístico do santuário.

O santuário também fará workshops temáticos para os grupos de peregrinos, em torno de da fé cristã fundamentais na mensagem de Fátima: adoração, Imaculado Coração, rosário, sacrifício. Os workshops terão duração de 25 minutos e acontecerão em quatro horários: 10h, 14h, 16h30 e 17h30.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/reitor-convida-peregrinos-para-rezar-com-o-papa-francisco-no-santuario-de-fatima-68587

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.