Regina Coeli: Papa incentiva a anunciar livremente o valor da Vida e a Misericórdia

Segundo o site ACI, o Papa Francisco incentivou a recordar “que a vida é uma missão para proclamar as maravilhas que o Senhor realiza naqueles que confiam n’Ele”.

Assim indicou o Santo Padre em sua reflexão dominical antes da oração do Regina Coeli neste domingo, 17 de maio.

“A Palavra de Deus nos é dada como a Palavra de Vida, que transforma o coração, a vida, que renova, que não julga para condenar, mas cura e tem como finalidade o perdão. Uma Palavra que é luz para os nossos passos”, explicou o Pontífice.

Nesta linha, o Papa Francisco enfatizou que “Tudo isso é obra do Espírito Santo!” já que “Ele é o Dom de Deus, é o próprio Deus, que nos ajuda a sermos pessoas livres, pessoas que querem e sabem amar, pessoas que compreenderam que a vida é uma missão para proclamar as maravilhas que o Senhor realiza naqueles que confiam n’Ele”.

Refletindo sobre a passagem do Evangelho de São João deste domingo (Jo 14,15-21), na qual Jesus descreve a importância do Amor a Deus e o amor ao próximo, o Papa Francisco enfatizou a importância de amar-nos uns aos outros.

“Ele nos ama sem nos pedir nada em troca. O amor de Jesus é gratuito, nunca pede compensação e quer que esse seu amor gratuito se torne a forma concreta da vida entre nós: essa é a sua vontade”, alertou o Papa.

Nesse sentido, o Santo Padre explicou que, para poder amar o próximo, “o Espírito Santo, o dom de amor de Deus desce no coração do cristão” e acrescentou que “depois que Jesus morreu e ressuscitou, seu amor é dado àqueles que creem n’Ele e batizam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O Espírito Santo “os guia, os ilumina, os fortalece, para que cada um caminhe na vida, mesmo através das adversidades e dificuldades, nas alegrias e tristezas, permanecendo na estrada de Jesus”.

“Que a Virgem Maria, modelo da Igreja que sabe escutar a Palavra de Deus e acolher o dom do Espírito Santo, ajude-nos a viver o Evangelho com alegria”, rezou o Papa.

A seguir, o Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

João 14, 15-21

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/regina-coeli-papa-incentiva-a-anunciar-livremente-o-valor-da-vida-e-a-misericordia-46428

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.