Regina Coeli: Papa Francisco pede levar o anúncio da Ressurreição aos marginalizados

PapaFrancisco100416_1O site ACI Digital publicou ontem (10/04/2016) que antes da Oração do Regina Coeli no Terceiro Domingo de Páscoa, o Papa Francisco dirigiu umas palavras aos fiéis reunidos na Praça São Pedro a fim de encoraja-los a levar a mensagem da Ressurreição de Jesus e “sua potência misericordiosa” a todos aqueles que encontramos, especialmente aos que sofrem e aos marginalizados.

“O grande anúncio da Ressurreição infunde nos corações dos crentes uma íntima alegria e uma esperança invencível. Cristo ressuscitou verdadeiramente! Também hoje a Igreja continua fazendo este anúncio alegre”, expressou o Santo Padre.

Inspirado no Evangelho do dia, que narra a pesca milagrosa, Francisco mergulhou nos sentimentos que brotaram no coração dos discípulos após a ressurreição: “o conheceram, haviam deixado tudo para segui-lo, cheios de esperança, e agora? O haviam visto ressuscitado, mas depois pensavam: “Foi embora e nos deixou…Foi como um sonho”. As redes vazias, representavam, num certo sentido, “o balanço de sua experiência com Jesus”.

Mas é o Senhor que vai novamente procurá-los, e no amanhecer, se apresenta na margem do lago, pedindo para que joguem novamente as redes. Eles não o reconheceram, mas o milagre da pesca abundante, transforma o sentimento de desolação que imperava. “É o Senhor”, disse João a Pedro, que “pula na água e nada até a margem, ao encontro a Jesus”.

“Naquela exclamação: “É o Senhor! ”, há todo o entusiasmo da fé pascal, plena de alegria e de estupor, que contrasta fortemente com a perda, o desconforto, o sentimento de impotência, que haviam se acumulado na alma dos discípulos. A presença de Jesus ressuscitado transforma todas as coisas: a escuridão é vencida pela luz, o trabalho inútil torna-se novamente frutuoso e prometedor, o sentimento de cansaço e de abandono dá lugar a um novo ímpeto e à certeza de que Ele está conosco”, afirma o Pontífice.

Em seguida, o Papa assinalou: “se com um olhar superficial pode parecer às vezes que as trevas do mal e o cansaço do viver cotidiano tem a supremacia, a Igreja sabe com certeza, que sobre aqueles que seguem o Senhor Jesus, resplandece a luz da Páscoa que não se apaga mais. O grande anúncio da Ressurreição infunde nos corações dos fieis uma íntima alegria e uma esperança invencível.

“Cristo ressuscitou verdadeiramente! ”, exclamou o Papa, e pediu levar o anúncio da Ressurreição de Jesus “a todos os que encontramos, especialmente quem sofre, está só, quem se encontra em condições precárias, os doentes e os marginalizados. “Façamos chegar a todos um raio da luz de Cristo ressuscitado, sinal do seu poder misericordioso”, prosseguiu.

Ao finalizar, o Santo Padre pediu que “o Senhor renove em nós a fé pascal. Nos torne sempre mais conscientes da nossa missão a serviço do Evangelho e dos irmãos; nos preencha com seu Santo Espírito para que, apoiados pela intercessão de Maria, com toda a Igreja possamos proclamar a grandeza de seu amor e a riqueza da sua misericórdia”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/regina-coeli-papa-francisco-pede-levar-o-anuncio-da-ressurreicao-aos-marginalizados-27682/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.