Raro manuscrito de São Bernardino de Sena é doado ao Vaticano

Trata-se de um raro manuscrito, até então desconhecido, datado do ano de 1400, e que será guardado na Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Segundo o site Gaudium Press (04/05/2021), a Fundação “Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão” doou ao Vaticano um raro manuscrito de São Bernardino de Sena datado do ano de 1400.

Segundo o Arcebispo Cesare Pasini, prefeito da biblioteca, trata-se de um rígido códice de mais de 440 páginas, “escrito não muito depois de 1423 em um minúsculo script semigótico com elementos ocasionais em tinta vermelha (iniciais e rubricas)”.

Documento raro

O prelado explica ainda que o documento “é uma das raras testemunhas de uma coleção, transmitida, pelo que se sabe, apenas por três outros exemplares, respectivamente preservados na Biblioteca ‘Medicea Laurenziana’ de Florença, na Biblioteca Ambrosiana de Milão e na Biblioteca Municipal em Assis”.

O documento, até então desconhecido, será guardado na Biblioteca do Vaticano ao lado de outros manuscritos de São Bernardino, onde poderá ser consultado e estudado. A instituição da Santa Sé é um dos lugares onde há maior quantidade de material preservado de autoria do santo.

Fervoroso pregador

São Bernardino de Sena propagou a devoção ao nome de Jesus, viajando pelo centro e norte da Itália e pregando por toda parte. Suas pregações atraiam multidões de pessoas que eram convidadas à conversão. O Santo via na pregação concreta e simples, sua vocação e seu dever. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/raro-manuscrito-de-sao-bernardino-de-sena-e-doado-ao-vaticano/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.