Quero que a Igreja na Alemanha seja católica, diz o papa Francisco

Segundo o site ACI Digital (07/11/2022), durante a entrevista coletiva concedida no domingo (6) aos jornalistas que o acompanharam em sua viagem apostólica ao Bahrein, o papa Francisco falou sobre a Igreja na Alemanha e exortou os católicos a renovar a audácia apostólica baseada no Evangelho e “a partir do encontro com Jesus Cristo”.

Respondendo ao jornalista enviado pela agência católica KNA, Ludwig Ring-Eifel, o papa Francisco disse que “a Alemanha tem uma velha história religiosa “. Segundo o papa, “sua história religiosa é grande e complicada, de lutas”.

“Eu digo aos católicos alemães: a Alemanha tem uma grande e bela Igreja Evangélica; eu não gostaria de outra, que não será (nunca) tão boa quanto essa; mas a quero católica, em fraternidade com a evangélica”, disse o papa. Às vezes “perdemos o sentido religioso do povo, do Santo Povo fiel de Deus, e caímos em discussões de ética, discussões de conjuntura, discussões que são consequências teológicas, mas não são o núcleo da teologia”.

Por isso, exortou a buscar “o que pensa o Santo Povo fiel de Deus? Como o povo santo de Deus se sente? Ir até ele e procurar saber como se sente, aquela religiosidade simples, que você encontra nos avós”.

“Não estou dizendo para voltar atrás, não; mas à fonte de inspiração nas raízes. Todos nós temos uma história de raízes de fé; até mesmo os povos a têm: reencontrá-la”, convidou o papa.

Ele citou o poeta Friedrich Hölderlin em alemão com a frase Dass dir halte der Mann, was er als Knabe gelobt (o homem velho deveria cumprir o que prometeu quando criança), acrescentando que “nós, em nossa infância… prometemos muitas coisas, muitas coisas. Agora entramos em discussões éticas, em discussões conjunturalistas”.

Francisco disse que “a raiz da religião é a bofetada no rosto que o Evangelho nos dá, o encontro com Jesus Cristo vivo: e dali as consequências, todas elas; dali a coragem apostólica, dali ir para às periferias, também as periferias morais do povo para ajudar; mas do encontro com Jesus Cristo” e concluiu dizendo que “se não houver o encontro com Jesus Cristo, haverá uma ética disfarçada de cristianismo”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/quero-que-a-igreja-na-alemanha-seja-catolica-diz-o-papa-francisco-59316

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.