Quarta-feira de Cinzas 2021: Vaticano indica como distribuir cinzas sem infectar por Covid-19

Papa Francisco recebe a cinza em uma imagem de arquivo. Foto: Vatican Media

Segundo o site ACI, a Santa Sé divulgou uma nota com instruções sobre como serão impostas as cinzas na próxima Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, para garantir a segurança dos fiéis e dos sacerdotes diante da pandemia do coronavírus.

A nota, elaborada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e assinada nesta terça-feira, 12 de janeiro, pelo Cardeal Robert Sarah, prefeito do dicastério, estabelece que “feita  a  oração  de  bênção  das  cinzas  e  depois  de  as  ter  aspergido  com  água benta  sem  dizer  nada,  o  sacerdote,  voltado  para  os  presentes,  diz  uma  só vez  para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos  e  acreditai  no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’”

Em seguida, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

Pode ler a nota completa do Vaticano AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/quarta-feira-de-cinzas-2021-vaticano-indica-como-distribuir-cinzas-sem-infectar-por-convid-19-46826

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.