Quais são os pecados que clamam vingança ao Céu?

Os “quatro pecados que clamam ao céu por vingança” são pecados graves descritos nas Escrituras como os que “clamam” a Deus por justiça.

De acordo com o site Gaudiumpress, o catecismo traz um elenco dos pecados que ofendem gravemente a Deus e clamam por vingança.
São eles:

O assassinato, o homicídio voluntário

Foi estabelecido como um delito que, ofendendo a Deus e ao próximo, clamando a Deus por vingança quando, depois de matar seu irmão Abel, Caim ouviu de Deus:
“O Senhor disse: Que fizeste? Ouve! O sangue do teu irmão grita do chão”, conforme está escrito no Livro do Gênesis 4,10.
Ou seja, sua ofensa atinge a Deus e o sangue de teu irmão testemunha contra ti e clamando por vingança.

O pecado sensual contra a natureza, conhecido como o pecado de Sodoma

A afirmação de que este seja um pecado que “brada ao Céu e pede a Deus por vingança”, baseia-se no que Deus disse a respeito dos pecados cometidos na antiga cidade de Sodoma:
“Então disse o Senhor: O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão grande e seu pecado tão grave que descerei e verei se o que fizeram é tão mal quanto o clamor que chegou até mim”. (Gênesis 18, 20-21)

Mas, qual foi, de fato, o pecado de Sodoma e Gomorra?

O que vem a ser a sodomia?

No Livro do Profeta Ezequiel (16, 49-50) está escrito:
“O crime de tua irmã Sodoma era este: opulência, glutonaria, indolência, ociosidade; eis como vivia ela, assim como suas filhas, sem tomar pela mão o miserável e o indigente. 50.Tornaram-se arrogantes e, sob os meus olhos, se entregaram à abominação; por isso, eu as fiz desaparecer, como viste”.

“Da mesma forma Sodoma, Gomor­ra e as cidades circunvizinhas, que praticaram as mesmas impurezas e se entregaram a vícios contra a natureza, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. (São Judas 1, 7)

Oprimir os pobres, especialmente oprimir as viúvas e os órfãos, pedem vingança a Deus

A afirmação de que oprimir os pobres órfãos e viúvas seja algo revoltante é algo fácil de entender.

Em duas passagens do Antigo Testamento, porém, está ressaltado que o entendimento de que tais pecados clamam pela vingança de Deus e que não são apenas sentimentos passageiros:
“Não prejudicareis a viúva e o órfão. Se os prejudicardes, eles clamarão a mim e eu os ouvirei”. (Êxodo 22, 21-22)

“Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas, que gemiam ainda sob o peso da servidão, clamaram, e, do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus”. (Êxodo 2, 23)

Negar salário aos que trabalham ou privar os trabalhadores de seus salários São pecados que pedem vingança a Deus

A descrição desses pecados está tanto no Antigo quanto no Novo Testamento:

“Não prejudicarás o assalariado pobre e necessitado, quer seja um de teus irmãos, quer seja um estrangeiro que mora numa das cidades de tua terra.
Dá-lhe o seu salário no mesmo dia, antes do pôr do sol, porque é pobre e espera impacientemente a sua paga.
Do contrário clamaria contra ti ao Senhor, e serias culpado de um pecado”. (Deuteronômio 24, 14-14)

“Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.” (São Tiago 5, 4) (JSG)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/quais-sao-os-pecados-que-clamam-vinganca-ao-ceu/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.