Presidente de Portugal visita o Papa Francisco e falam de possível peregrinação a Fátima em 2023

Segundo o ACI (12/03/2021), o Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da República Portuguesa em audiência privada no seu gabinete do Palácio Apostólico. Na ocasião o Santo Padre manifestou seu desejo de voltar a Fátima em 2023, ano em que o Papa irá a Portugal para a JMJ Lisboa.

Segundo a presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito em novembro de 2020, abordou com o Papa Francisco “a situação da pandemia e suas consequências, e ainda as Jornadas da Juventude em Lisboa em 2023, tendo o Papa confirmado a sua firme intenção de estar presente, visitando também de novo Fátima”.

Tal como em 2016, quando foi eleito pela primeira vez, Rebelo de Sousa decidiu visitar o Vaticano, sublinhando o “papel essencial” da Santa Sé no reconhecimento da independência de Portugal. Vale recordar que a fundação de Portugal foi reconhecida pela Bula ‘Manifestis Probatum est’, documento do Papa Alexandre III, em 1179, que confirmava a independência do Reino de León (hoje Espanha) e o título de Rei de Portugal a Afonso Henriques. O Vaticano tornou-se, assim, o primeiro a reconhecer Portugal como um reino e estado independente.

Em declarações à RTP e Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que conversou com o Santo Padre sobre sua próxima viagem a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que poderia contemplar também uma visita do Pontífice ao Santuário de Fátima.

Segundo informou a agência ECCLESIA, do episcopado português, “o presidente da República Portuguesa falou ainda da “visita histórica” do Papa ao Iraque e das “perspectivas que se podem abrir” para a pacificação no Médio Oriente. Os dois responsáveis abordaram temas ligados à atualidade da União Europeia, África e América Latina, com atenção particular a Moçambique e à Venezuela”.

“Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que o Papa está “naturalmente preocupado com os efeitos sociais da crise”, comentando ainda que encontrou Francisco, depois da viagem da última semana, em “grande forma física, grande forma psíquica””, refere ECCLESIA.

Após o encontro com o Papa, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

“Durante a visita, a primeira do presidente ao estrangeiro depois da sua reeleição, foram sublinhadas as boas relações entre a Santa Sé e Portugal, bem como o contributo da Igreja para a vida do país, com especial relevo na gestão da crise sanitária atual, na defesa da vida e na pacífica convivência social”, afirmou, por sua parte a Santa Sé, em comunicado.

Ainda hoje o presidente português se dirige à capital espanhola, Madri, para encontrar-se com o Rei Felipe VI.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/presidente-de-portugal-visita-o-papa-francisco-e-falam-de-possivel-peregrinacao-a-fatima-em-2023-96422

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.