Predestinação: o que é?

step-163948_640Algumas pessoas perguntam sobre a predestinação. Se existe destino; ou se cada um já nasce com o futuro definido.

A predestinação diz respeito ao destino prévio para o qual Deus nos criou, ou seja, Deus nos criou “predestinados para a felicidade”, para a vida eterna em comunhão com Ele, saciados da Sua glória.

O nosso Catecismo diz logo no n.1: “Deus, infinitamente Perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo “participar de sua vida bem-aventurada”. A felicidade consiste em conhecer, viver e amar o bem e o sumo bem é Deus.

Deus não criou alguém para que seja condenado. São Paulo disse com toda certeza: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4). E ele diz a Timóteo que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm 3,15) que salva, que leva-nos à vida eterna. Dai a importância da Igreja.

Leia também: Destino e predestinação

A Igreja Católica admite a predestinação?

Deus e a liberdade humana

O dom mais precioso que Deus nos deu foi a liberdade, que nem Ele e nem o demônio tira de nós. É ela que caracteriza a nossa “imagem e semelhança” com Deus. Se Deus a tirasse de nós, seriamos marionetes, teleguiados. Deus não quer isso porque nos anularia. Então, não existe destino e nem predestinação para a condenação. O futuro de cada um e a vida eterna de cada um depende de como viver hoje, agora, o seu presente, fazendo o bem ou o mal.

Só vale a pena fazer alguma coisa, gastar o tempo e a vida, com aquilo que não acaba; aquilo que deixa algo para sempre. Devemos olhar o temporário com um olhar de eternidade. Usando bem da liberdade devemos fazer o bem. “É para a liberdade que Deus nos libertou” (Gal 5,1). Seremos julgados por nossas obras, praticadas livremente:

“Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de cada um ser remunerado pelas obras da vida corporal, conforme tiver praticado o bem ou o mal” (2 Cor 5,10).

Assista também: Destino existe?

“Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras”. (Ap 20,12)

“Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras” (Ap 22,12).

Nossas obras comprovam que nossa fé é autêntica.

Os que se perdem é porque usaram mal a liberdade, fazendo o mal e se afastando de Deus. Mas, graças à misericórdia de Deus, mesmo as pessoas que se encontram distanciadas do bem, podem se arrepender do mal e voltar para o bem, até o momento de seu último suspiro, pois a vontade de Deus é que “o pecador se converta e viva”.

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.