Portugal: Manuscritos com pedidos de graças descobertos em manto de Nossa Senhora

Segundo o ACI (09/02/2018), a restauração do manto de seda de uma imagem de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, em Portugal, revelou uma história única no país: ocultos no forro, sete manuscritos do final do século XIX traziam pedidos de graças à Virgem Maria.

Os manuscritos foram colocados junto aos bordados em fio de ouro e a descoberta foi revelada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM).

“Na sequência dos trabalhos de conservação e restauro que decorrem no manto de seda azul celeste bordado a ouro fino, de Nossa Senhora da Soledade, que deverá voltar a revestir a imagem nas procissões do Senhor Jesus dos Passos, e do Enterro, surgiram sete documentos ocultos no forro do manto”, informou em sua página no Facebook.

Oh, Maria sine labe originalis concepta, ora pro nobis qui confugimus ad Te !Na sequência dos trabalhos de conservação…

Posted by Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra on Wednesday, January 24, 2018

Conforme explicou a RVISSM em um comunicado à agência Lusa, o que “torna o achado notável” é a quantidade dos pequenos manuscritos, “pois é habitual encontrar inscrições neste tipo de peças, mas sete documentos, e de mãos diferentes, isso sim, torna o caso verdadeiramente notável”.

Segundo a RVISSM, sua Mesa Administrativa determinou a abertura dos manuscritos, “leitura e posterior acondicionamento no arquivo histórico”.

“Os documentos – detalha em seu Facebook – são pedidos de sete senhoras, a maioria jovens, feitos a Nossa Senhora, nos quais imploram proteção e auxílio da nossa Mãe Santíssima”.

“Os pedidos datam da última década do século XIX, e foram escondidos, presume-se, pelas próprias bordadeiras da então Sirgaria Bello, Jorge & Santos, Fornecedora da Casa Real estabelecida no Rossio, em Lisboa”, acrescenta.

De acordo com as notícias que foram tornadas públicas na última semana, após a chegada dos documentos encontrados no…

Posted by Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra on Thursday, February 1, 2018

Em um dos manuscritos, era dirigido o seguinte pedido à Virgem: “Minha querida Mãe Santíssima, pelo vosso grande amor, pelo vosso filho nosso pai, vos peço que me deis muita saúde e trabalho, que os meus inimigos nunca me possam fazer mal nem aos meus, que a minha mãe Santíssima me salve a minha alma e que o poder de Nossa Senhora nunca me faça cair na miséria, acuda-me nas minhas aflições pelo vosso santo coração”.

Já em outro, pode-se ler: “Minha Mãe Santíssima, nesta petição vos peço que deis saúde a minha mãe, ao Jorge e a minha avó. Que me deis sempre inteligência e que nos exames fique sempre bem. Para que me guarde de todos os perigos”.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade data de 1773. Após a restauração de seu manto, este voltará a ser exposto na Basílica de Mafra no próximo dia 25 de fevereiro, quando a imagem sai na tradicional procissão do Senhor Jesus dos Passos. Além disso, é levada também na procissão do enterro, na Sexta-feira Santa, que este ano será em 30 de março.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/portugal-manuscritos-com-pedidos-de-gracas-descobertos-em-manto-de-nossa-senhora-41563/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.