Por que os padres usam rosa no terceiro domingo do Advento?

Há duas ocasiões no ano litúrgico em que os padres católicos podem usar uma casula rosa.

  1. Domingo Gaudete do Advento

A primeira ocasião é o terceiro domingo do Advento ou Domingo Gaudete, palavra latina que aparece na Bíblia e significa “alegria” ou júbilo.

Tirada da epístola de são Paulo aos Filipenses (Fl 4,4s) a antífona de entrada da missa diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!”

Este é o Domingo da Alegria, porque a maior parte do Advento, tempo de conversão e preparação para o Natal, já passou.

Embora o padre possa usar a casula rosa, seu uso não é obrigatório.

  1. O quarto Domingo da Quaresma

A segunda ocasião é o IV Domingo da Quaresma, também conhecido como Domingo Laetare ou Domingo da Alegria.

Este Domingo da Alegria tem o nome das primeiras palavras do Intróito da missa: “Laetare Jerusalem”, que significa “Alegra-te, ó Jerusalém”, tirado do livro de Isaías (66,10).

O Intróito da missa é cantado enquanto o celebrante e os ministros entram na igreja e se aproximam do altar.

No Domingo Laetare há uma série de sinais que buscam animar os fiéis no tempo penitencial da Quaresma, marcado pela oração, jejum e esmola, como as flores no altar e a possibilidade de usar o órgão na missa.

Esse domingo também é conhecido como “Domingo da Rosa”, porque nesta data era costume abençoar a rosa de ouro que o papa enviava aos reis católicos.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/por-que-os-padres-usam-rosa-no-terceiro-domingo-do-advento-24892

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.