Por que Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro?

As celebrações por ocasião da Padroeira do Brasil nem sempre ocorreram no dia 12 de outubro, a data só foi definida em 1956.

No dia 12 de outubro a Igreja Católica celebra a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Muitos não sabem, mas esta comemoração nem sempre foi realizada nesta data.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada em várias datas

Inicialmente, as comemorações em honra a Nossa Senhora Aparecida eram celebradas no dia 25 de março (Festa da Anunciação). Posteriormente a data foi transferida para o dia 8 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição). A Festa chegou a ser celebrada no dia 11 de maio e depois no último domingo de maio.

Mais uma vez a Festa da Padroeira do Brasil foi transferida, desta vez para o dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Entretanto, esta data acabou não dando certo, pois os católicos estavam envolvidos com as celebrações cívicas, acompanhando os desfiles militares. E na parte da tarde, os sacerdotes perceberam que tinham pouco tempo para celebrar uma Festa tão importante.

Leia também: Nossa Senhora Aparecida: Histórico

Você sabe quais foram os primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Definição do dia 12 de outubro ocorreu apenas no ano de 1956

Por conta disso, em 1956 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu para definir uma data definitiva para celebrar Nossa Senhora Aparecida. O dia escolhido foi 12 de outubro, pois este foi o dia em que se descobriu a América, é o mês do Rosário e o mês em que a imagem foi encontrada pelos pescadores.

Desde então, no dia 12 de outubro é celebrada a festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Esta data se tornou feriado nacional no ano de 1980, quando o Papa São João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida, que se tornou o quarto Santuário Mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 30 mil fiéis. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/por-que-nossa-senhora-aparecida-e-celebrada-no-dia-12-de-outubro/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.