Por que a Igreja Católica abraça a festa de Holywins?

Em vez de fantasias de monstros ou personagens sombrios da ficção, muitas famílias estão escolhendo substituir o Halloween por Holywins, que pode ser traduzido como “a santidade vence”.

Holywins é uma celebração católica que convida as pessoas, especialmente as crianças, a vestirem-se de santos católicos na véspera da celebração de Todos os Santos.

Esta festa é uma oportunidade excepcional não só para aprender mais sobre a vida destes santos, mas também para imitar os seus exemplos de devoção e serviço. Essas ideias foram destacadas pelo bispo auxiliar de Sydney, Austrália, dom Richard Umbers, em 2022.

O bispo australiano disse que o ato de “vestir-se de santos amados” na véspera da festa de Todos os Santos (31 de outubro), é “uma expressão alegre de piedade popular, que recupera as raízes cristãs do Halloween e cultiva a tradição da Igreja de observar as festas litúrgicas”.

Com a chegada do Holywins, as paróquias de todo o mundo incentivam as crianças e os jovens a participarem na prática de vestir-se de santos, de forma a reforçar a identidade cristã desta festa. Além das fantasias, são organizadas diversas atividades devocionais e recreativas.

O padre Andrew Benton, pároco da Igreja de St Michael’s de Belfield, Austrália, templo que em anos anteriores acolheu a celebração dos Holywins, diz que para ele “é muito importante” que os pequenos “apreciem os santos no céu, e desejem ser como eles”.

O padre não vê isso só como uma missão pessoal, mas como uma oportunidade excepcional para todas as paróquias. Para ele, esta abordagem é “uma grande oportunidade para as crianças pensarem mais profundamente sobre alguns dos aspectos católicos que foram absorvidos por nossa cultura e descristianizados”.

A coordenadora de educação religiosa no colégio St Michael’s, Micheline Elías, tem a mesma visão entusiasta. Ela considera que Holywins “poderia ser uma oportunidade para evangelizar e celebrar as devoções católicas”.

Na sua opinião, este evento oferece uma valiosa oportunidade para ensinar às crianças e às comunidades sobre a fé católica e incentiva o desenvolvimento das virtudes e a busca da santidade na vida cotidiana.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/56595/por-que-a-igreja-catolica-abraca-a-festa-de-holywins

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.