Por que a Anunciação do Senhor não será celebrada no dia 25 de março deste ano

Todo dia 25 de março é celebrada a Solenidade da Anunciação do Senhor, mas em 2024 não será assim por causa de uma celebração muito maior.

Na Anunciação do Senhor, lembramos que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador. Graças ao “sim” da Virgem, a encarnação do Filho de Deus ocorreu no ventre de Nossa Senhora.

A Anunciação tem a categoria de solenidade. Ou seja, a sua celebração tem precedência sobre todas as festas e memórias que possam acontecer dos santos ou beatos. No entanto, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA fala sobre o porquê não pode ser celebrada como todos os anos.

“Como 25 de março é Segunda-feira Santa este ano, a Solenidade da Anunciação do Senhor é transferida para segunda-feira, 8 de abril”, diz o Calendário Litúrgico das Dioceses dos EUA.

A celebração da Semana Santa, que em 2024 será de 24 a 30 de março, está acima de qualquer outra solenidade. A sua importância é tão elevada que também nenhum outro santo ou santa é comemorado durante estes dias.

Depois da Semana Santa vem a Oitava da Páscoa, ou seja, durante estes oito dias celebra-se como o Domingo da Ressurreição do Senhor. Segundo o Catecismo, a Páscoa é “a ‘Festa das festas’, a ‘Solenidade das solenidades’”.

A Oitava Pascal, que começa no Domingo de Páscoa e termina com o Domingo da Divina Misericórdia, será em 2024 de 31 de março a 7 de abril.

Por isso, a solenidade da Anunciação passa para o dia 8 de abril, duas semanas depois do dia 25 de março, para podermos celebrar em grande estilo este grande mistério da encarnação do Filho de Deus que nos prepara para o Natal.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57629/por-que-a-anunciacao-do-senhor-nao-sera-celebrada-no-dia-25-de-marco-deste-ano

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.