Polícia italiana recupera bula papal do século XVI desaparecida há mais de cem anos

O documento, que havia sido emitido pelo Papa Bento XI no ano de 1304, estava em um catálogo de uma casa de leilões, sendo ofertado pelo valor 100 euros.

Segundo o site Gaudium Press (05/10/2021), após ficar por um longo período desaparecida, uma bula papal do século XIV dirigida ao Santuário carmelita de Nossa Senhora do Monte Carmelo em Messina, Sicília, foi recuperada pela polícia e devolvida aos frades carmelitas da Antiga Observância.

Bula Papal foi emitida pelo Papa Bento XI no ano de 1304

O documento, que havia sido emitido pelo Papa Bento XI no ano de 1304, estava em um catálogo de uma casa de leilões, sendo ofertado pelo valor 100 euros. Assim que o documento foi identificado, a polícia foi alertada e a divisão especial que lida com artefatos históricos roubados ou perdidos entrou em ação.

A bula papal foi oficialmente devolvida à congregação religiosa através de uma cerimônia solene no Santuário da Basílica Carmelita de Nossa Senhora da Anunciação em Trapani, Sicília. O ato contou com a presença Padre Mario Alfarano O.Carm, arquivista geral da Ordem; do Padre Roberto Toni O.Carm, prior provincial da Província italiana; e de outros religiosos.

Documento pontifício desapareceu após um terremoto em 1908

Atendendo ao pedido das Carmelitas para serem transferidas da Catedral de Messina para a Igreja de San Cataldo, o Papa da época emitiu esse documento. Segundo o Padre Alfarano, o pedido surgiu após os cónegos da catedral se queixarem de que o barulho do convento carmelita interrompia os seus serviços religiosos.

Depois de um terremoto que destruiu a Igreja e o convento das Carmelitas no ano de 1908, o documento foi considerado perdido. Por conta dos danos sofridos, a bula papal será enviada para restauração. Como suas cópias já existem, as partes onde as palavras esmaeceram também podem ser restauradas. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/policia-italiana-recupera-bula-papal-do-seculo-xvi-desaparecida-ha-mais-de-cem-anos/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.