Polícia de Londres se desculpa pela interrupção da cerimônia de Sexta-feira Santa

Um representante da polícia foi à paróquia domingo passado.

Segundo o site Gaudium Press (13/04/2021), em meio a certa histeria que se espalha hoje em dia, é sempre bom um pouco de sensatez e respeito: a polícia de Londres teve uma atitude semelhante quando pediu desculpas pela abrupta interrupção da cerimônia da Sexta-Feira Santa na paróquia polonesa da capital inglesa, quando, alertados pelos vizinhos, interromperam um dos ritos mais importantes do calendário cristão.

Acompanhado pelo arcebispo de Southwark, a quem a paróquia é subordinada, o superintendente-detetive Andy Wadey declarou aos fiéis após a missa, em 11 de abril: “Estamos todos cientes dos fatos que aconteceram aqui na tarde da Sexta-feira Santa. A intenção da Polícia Metropolitana é proteger e apoiar as comunidades para permanecerem seguras durante a pandemia. No entanto, sabemos que muitas pessoas ficaram muito aborrecidas com o que sucedeu na Sexta-Feira Santa e o lamentamos profundamente”.

Tudo indica que houve mais do que uma falta de “cortesia” por parte da polícia, pois no relatório, que deram após a interrupção, constava terem sido encontradas pessoas aglomeradas dentro da Igreja, sem o uso de máscaras, além da declaração do policial que subiu no presbitério de que a assembleia era “ilegal”.

A paróquia, por outro lado, afirmou que todos os protocolos estavam sendo cumpridos e as cerimônias do Sábado Santo e do Domingo da Ressurreição transcorreram perfeitamente. A paróquia havia encorajado que se apresentassem ações legais contra a polícia.

Seria conveniente lembrar de que a polícia na ocasião ameaçou com multas e possível prisão para quem não saísse da igreja.

Wadey afirmou que “a Polícia Metropolitana realmente deseja servi-los e protegê-los da melhor maneira possível. Espero que hoje seja o início de uma relação renovada, profunda e duradoura com a paróquia de Cristo Rei, em Balham e também com as comunidades polonesas em geral”.

A Arquidiocese de Southwark declarou por sua parte no mesmo dia, 11 de abril, que “juntamente com o Serviço da Polícia Metropolitana, foi realizado um processo de reflexão que resultou no compromisso de todas as partes de trabalhar em conjunto para remediação através da colaboração renovada e de um compromisso com espírito de amizade”.

Com informações CNA

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/policia-de-londres-se-desculpa-pela-interrupcao-da-cerimonia-de-sexta-feira-santa/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.