Pesquisa de Harvard assegura benefícios mentais e físicos da formação religiosa

Que os resultados apresentados possam servir de motivação para os pais investirem na formação religiosa de seus filhos.

Segundo o Gaudium Press (07/07/2021), os resultados de um estudo de Harvard, a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos, revelaram que a educação religiosa oferece benefícios mentais e físicos às crianças.

Tendência a escolher um estilo de vida mais saudável

De acordo com a pesquisa, divulgada pela ‘Harvard T. H. Chan School of Public Health’, crianças que participam da Santa Missa semanalmente ou tem uma vida de oração ativa são mais positivas e possuem maior satisfação com a vida quando atingem seus vinte anos. Esses jovens, quando adultos, têm uma tendência a escolher um estilo de vida mais saudável, evitando o vício.

A amostra utilizada foi de 5 mil crianças ao longo de um período de 8 a 14 anos. Ao menos 18% dos frequentadores regulares da igreja relataram níveis mais altos de felicidade em seus vinte anos do que seus colegas não religiosos. Além disso, 29% tendiam a se unir a causas comunitárias e 33% se afastavam de drogas ilícitas.

As crenças religiosas dão às pessoas forças espirituais que levam a hábitos saudáveis

Segundo Ying Chen, um dos autores do estudo, a formação religiosa das crianças no contexto familiar e da igreja “pode afetar poderosamente sua saúde física, saúde mental, felicidade e bem-estar geral”.

Emilie Kao, diretora do Centro DeVos para Religião e Sociedade Civil da Fundação Heritage, ressalta que “as crenças religiosas dão às pessoas forças espirituais que levam a hábitos saudáveis, constroem suas redes sociais e lhes dão a capacidade de superar obstáculos em suas vidas”. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/pesquisa-de-harvard-assegura-beneficios-mentais-e-fisicos-da-formacao-religiosa/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.