Perito no tema jovens e família nomeado subsecretário adjunto da CDF

Segundo o ACI (12/04/2021), o Papa Francisco nomeou esta manhã o sacerdote italiano Armando Matteo, professor extraordinário de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e Diretor do Jornal Da Universidade Urbaniana, como sub-secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé. Padre Matteo atualmente se destaca escrevendo livros e dando palestras a agentes pastorais sobre jovens, doutrina e família.

Padre Armando nasceu em Catanzaro em 21 de setembro de 1970. Foi ordenado em 20 de dezembro de 1997 para a Arquidiocese Metropolitana de Catanzaro-Squillace. É bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Depois de ter realizado vários ministérios em sua Arquidiocese, de 2005 a 2011 foi Assistente Nacional Eclesiástico da Federação Universitária Católica Italiana (FUCI) e, em 2012, Consultor Eclesiástico Nacional da Associação Italiana de Mestres Católicos (AIMC).

É Professor Extraordinário de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana, Diretor do Jornal Universitário Urbaniana e autor de várias publicações de teologia.

Padre Armando tem se destacado ultimamente na reflexão sobre a temática do jovem e das famílias.

Em uma nota divulgada pela Agência Sir em junho de 2018, Padre Matteo afirmou em um curso oferecido em Assis que “a maioria dos jovens está aprendendo a viver sem Deus, sem a experiência da Igreja, sem referência a Jesus Cristo” e acrescentou que a razão de tudo isso é o colapso da transmissão geracional da fé porque o universo adulto “renunciou ao seu testemunho de fé”.

Falando da família como primeira escola de teologia e catequese, Padre Matteo dizia: “os olhos da mãe e do pai são a primeira cátedra da teologia e se não há experiência de Deus neles a pergunta por Deus não surgirá nos seus filhos”.

“É uma questão de perceber claramente que estamos enfrentando um eclipse de um cristianismo doméstico, observava Padre Matteo sublinhando que hoje, de maneira particular na história, “nós precisamos de uma Igreja que assuma a dimensão educacional de forma mais decisiva”.

A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) é o corpo da Cúria Romana encarregada de promover, ensinar e proteger a doutrina da Igreja Católica. A Congregação para a Doutrina da Fé consiste em um Colégio de Cardeais e Bispos à frente do qual é colocado um Cardeal Prefeito, auxiliado pelo Secretário e pelo Subsecretário. A equipe é composta por alguns Funcionários coordenados pelo Chefe de Gabinete: eles cuidam das questões a serem seguidas de acordo com sua competência e as necessidades da Congregação.

Desde 2017 a CDF tem como Prefeito o Cardeal espanhol Luis Ladaria Ferrer, S.J.O seu Secretário é o Arcebispo Giacomo Morandi e os adjuntos são os arcebispos Dom Joseph Augustine Di Noia, O.P. e Dom Charles Scicluna.

Anteriormente a Congregação chamava-se Santo Ofício, e desde que possui o atual nome teve por prefeitos os seguintes Cardeais:

Cardeal Alfredo Ottaviani † (1965 – janeiro 1968)

Cardeal Franjo Šeper † (janeiro 1968 – novembro 1981)

Cardeal Joseph Ratzinger (novembro de 1981 até abril de 2005, quando deixou o cargo após a morte de João Paulo II e foi elevado à Cátedra de Pedro como Bento XVI)

Cardeal William Joseph Levada † (maio de 2005 – julho de 2012)

Cardeal Gerhard Ludwig Müller (julho de 2012 – julho de 2017)

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/perito-na-tematica-de-jovens-e-familias-nomeado-subsecretario-adjunto-da-congregacao-para-doutrina-da-fe-34162

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.