Aprendecatolico: Qual a diferença da ordem dos frades menores para os maiores?
As Ordens Franciscanas masculinas são:
A Ordem dos Frades Menores (O.F.M.), conhecida por Ordem de São Francisco, fundada por São Francisco de Assis.
Esta Ordem religiosa tem vários ramos:
1 – Os Frades Franciscanos CONVENTUAIS (de 1209) – com hábito religioso cinzento, capuz e cordão;
2 – os Frades Franciscanos OBSERVANTES com regra simplificada pelo Papa Leão XIII (das Reformas 1368/1897) – de hábito castanho e capuz curto;
3 – os Frades Franciscanos CAPUCHINHOS (de 1528) (ramo reformado dos Franciscanos Observantes) – de hábito castanho, capuz curto e todos de cordão branco com os três nós que representam os conselhos evangélicos;
4 – os Frades Franciscanos da IMACULADA (ramo reformado dos Franciscanos Conventuais) – de hábito cinza-azulado e com a medalha milagrosa de Nossa Senhora.
Há ainda a Terceira Ordem Regular de São Francisco; da Segunda Ordem Franciscana, ou Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis e composta por freiras, e também na base da Ordem Franciscana Secular, para os leigos.
cleber: Eu e meu marido fomos chamados, pelo pároco da igreja, para participar da Pastoral da Família. Estamos muito felizes. O que a comunidade espera e precisa da Pastoral? Queremos fazer bonito. Grande abraço de Campo Largo-PR poderia nos indicar um bom material para ajudar na nossa formação?
Sugiro que usem a “Carta às Famílias” (São João Paulo II, 1994). Os livros: “Família santuário da vida”, “Educar pela conquista e peça fé”; “Sereis uma só carne”; “Vida sexual no casamento”; “Problemas no casamento” (Ed. Cléofas). Ensinem o que a Igreja ensina.
Flaviane: É correto bater palmas na hora da Santa Missa? Aprendi que nesse momento é para relembrar o Sacrifício de Jesus.
O Missal Romano, que regula a Missa, não fala em palma em nenhum momento; então, eu penso que não deve haver palmas. Mas, percebo que em muitas dioceses os bispos parece que permitem. É o caso de perguntar a eles.
Tatiany: Sou católica, batizada, crismada, casada, estou encaminhando minha filha para primeira Eucaristia, mas nesses últimos meses estou com muitas dúvidas, principalmente agora por conta dessa política quero saber qual é o certo a gente seguir a Bíblia ou o Catecismo da Igreja?
Devemos seguir a Bíblia e o Catecismo da Igreja, não há oposição entre ambos. O Catecismo é uma explicação pastoral da Bíblia. Quem conhece bem o Catecismo vive bem o que a Bíblia ensina, como é interpretada pela Igreja.
Pedro: gostaria de saber por gentileza como podemos explicar o sinal da cruz, com fontes católicas?
O sinal da Cruz é antiquíssimo, talvez desde o primeiro século os cristãos já o usavam. É o sinal que nos marca com a presença da Santíssima Trindade; empregado em todos os momentos antes das orações, da celebração dos sacramentos e dos sacramentais.
Ivana: sou católica , muitas igrejas falam muito fortemente sobre a volta de Jesus, o que a nossa igreja tem a nos dizer e ensinar sobre isso , pois eu tenho na família, alguns da igreja adventista e eles falam muito sobre isso , fim dos tempos ,estamos vivendo momentos difíceis para volta de Jesus, gostaria de saber o que nossa igreja pode nos ensinar?
A Igreja diz que não sabemos quando será a volta de Jesus, Ele disse que nem Ele e nem os Anjos sabiam; o que quer dizer que não estava nos planos de Jesus revelar isso. Somente o Pai decide sobre isso. Muitos, em todos os tempos anunciaram a volta de Cristo, desde Montano no século II, e erraram. A Igreja nos ensina a estarmos preparados, vigilantes, numa vida sem pecados, para qualquer dia que Jesus possa voltar. O Catecismo da Igreja diz que antes de Cristo voltar a Igreja passará pela pior tentação que já houve, veja:
n. 675. “Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalar a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra” desvendará o “mistério de iniquidade” sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, a de um pseudo-messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne”.
Teresinha: Qdo uma pessoa morre é porque chegou a hora dela? Pode uma pessoa ir antes do tempo, devido a um acidente ou outro motivo?
Como Deus é onisciente Ele sabe tudo de nosso passado, presente e futuro, mas os acontecimentos da nossa vida, inclusive a morte, depende de como vivemos. Em outras palavras, Deus sabe quando e como vamos morrer, mas Ele respeita as nossas ações e decisões que marcam esse dia; e também os acontecimentos da vida. Ele não nem a causa e nem o culpado das mortes trágicas.
Simões: Saudações! Professor, estamos neste momento em uma luta entre o bem e o mal no campo espiritual e no campo terreno ou seria superstição?
Eu creio que estamos numa luta infernal, sobretudo no campo político, das trevas contra a luz. Há uma ameaça concreta, mais um vez, do Brasil se tornar um país de governo comunista, que professa o ateísmo, odeia Deus e a religião, despreza toda a moral católica, joga irmãos contra irmãos, instiga aluta de classes, emprega todos os tipos de violência e de ações para dominar o poder, vale tudo, e quer da destruição da família. Muitos ainda acordaram sobre esses problemas. Nossa Senhora nas aparições de Cimbres (PE), em 1935, e em Campinas (1936) falou claramente desse risco do Brasil se tornar um país com governo comunista como a Nicarágua, Venezuela, Cuba, Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Coreia do Norte, etc., se não rezarmos o Rosário e não fizermos penitência. Inclusive, por isso, o amigo Frei Gilson, está convidando todos para rezarem com ele o Santo Rosário, às 4 hs da madrugada, de 24 a 30 deste mês. Eu estarei ai rezando se Deus quiser.
José: gostaria de saber se no Terço posso rezar em silêncio a Ave Maria, obrigado boa recuperação da voz.
Pode sim, a oração mental é válida.
Marinho: O que o senhor pode me orientar a respeito da oração chama de amor? A Igreja a reconhece?
É bom verificar se esta Oração tem a aprovação eclesiástica. Não tenho certeza, se tiver pode ser rezada.
Paula: Desculpa professor mais queria saber 13 ou 22? Pq?
Penso que no que eu já falei acima responde essa pergunta. Como católico não posso voltar em quem apoia o aborto como questão de saúde pública, praticou a maior corrupção de todos os tempos no Brasil, aprova a ideologia de gênero, joga irmãos contra irmãos (“nós e eles”), aprova a liberação das drogas, ampara criminosos, etc, etc, etc.
Lucimar: Gostaria de saber o que vc tem a dizer sobre os Arautos do Evangelho? pois não tenho muito conhecimento sobre ela, e se ela é uma igreja como qualquer uma da nossa igreja católica e apostólica Romana.
Os Arautos do Evangelho não são uma igreja, fazem parte da Igreja Católica, reconhecidos pelo Papa São João Paulo II. Eles estavam rompidos com a Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II, desde o Cisma de Dom Lefebvre, mas retornaram à Igreja Católica, tendo aceitado o Concílio Vaticano II e o novo Catecismo e tudo mais que a Igreja aprova. Eles seguem uma espiritualidade própria, aprovada pela Igreja, uns gostam outros não, mas estão aprovados.
Ricardo: a minha dúvida é sobre a obediência de Padres, religiosos (as) e fiéis ao que determina a santa igreja. Neste momento conturbado vivido em nosso país, às vésperas de uma eleição de extrema importância para o destino da nação, tenho visto muitos padres se posicionando a favor de candidatos cuja bandeiras de campanha são claramente favoráveis ao aborto, ideologia de gênero e agendas cujo objetivo final é a destruição do núcleo familiar. Diante desses fatos, poderíamos afirmar que a Igreja está sendo desrespeitada por aqueles que deveriam zelar pelos dogmas e ensinamentos da instituição? E mais: existe alguma punição para tal tipo de conduta?
Penso que já respondi isso acima; eu também não consigo compreender como um católico possa pensar assim. Infelizmente a teologia da libertação marxista fez a cabeça de muitos padres e bispos, que aceitam fechar os olhos para a imoralidade, desde que se faça caridade. Ora, a Igreja é a Instituição que mais caridade fez em toda a história e nunca preciso usar de luta de classes, marxismo, etc. Veja o que fizeram os santos, como Santa Madre Teresa de Calcutá, que proibia suas filhas de se confessarem com padres adeptos da teologia da libertação. Isto me foi dito pelo Cardeal Dom Eugênio Sales. Quem aprova o marxismo devia viver um tempo na Venezuela ou na Nicarágua.
Lu Costa: Porque as revelações católicas a beatos e outros. Aquelas que são declaradas pela igreja, não são divulgadas pela própria Igreja. As revelações são ensinamentos e orientações para seguirmos e são pouquíssimos os que as conhecem.
A Igreja não obriga alguém a crer nas revelações particulares. Quem deve primeiro analisar esta questão é o bispo, e deve divulgar se achar necessário.
Claudio Mattza: 1 – Logo após a Cmunhão o pessoal da música começa a cantar. Isso é correto? Não deveria ter um silêncio? 2 – algumas missas, o padre coloca o corpo de Cristo dentro do sangue e oferece as pessoas. É correto?
1 – É preciso haver um bom tempo de silêncio total após a Comunhão para as pessoas poderem fazer a Ação de Graças.
2 – O padre pode tingir a sagrada Hóstia no Sangue de Jesus e colocar na boca das pessoas, não pode pôr nas mãos dela. E também não pode deixar que a pessoa pegue a Hóstia e ela mesma tinja no Sangue antes de Comungar.
Susan-Adriano Moura: as pessoas que faleceram por Covid, sem ter tempo de se confessarem e/ou receber a Unção dos Enfermos, o Papa Francisco concedeu à estas almas a Indulgência Plenária?
Alguém pode oferecer uma indulgência Plenária para as almas dessas pessoas. É preciso 4 coisas: 1- Confissão bem feita; 2- Comunhão; 3- Rezar pelo Papa (ao menos um Pai Nosso, Ave Maria e Glória)e 4 – escolher uma das atividades: a) ler e meditar a Bíblia por meia hora; ou b)rezar o santo Terço em família diante de um oratório; ou c) fazer a Via Sacra na Igreja; ou d) fazer adoração do Santíssimo diante do Sacrário por meia hora.
Vanilda: Porque as pessoas só procuram ajuda depois que perdem um casamento de 26 anos?
De fato, é preciso procurar ajuda enquanto acontecem os problemas conjugais, entre que haja a separação. Infelizmente muitos vão empurrando com a barriga os problemas e não agem em tempo.
Petrúlio: lhe admiro muito e sempre estou lendo seus livros. Como o senhor é uma pessoa sensata, inteligente e sábia, a pergunta é: Qual deve ser a postura cristã de um líder perante o poder de uma nação? O senhor acha que o nosso presidente tem postura coerente ao que prega e fala? A política de Deus era perfeita, linda. Deus defendia os necessitados, os esquecidos, os sem teto, os famintos, defendia as injustiças sociais. Hoje vejo os homens usarem o nome de Deus em busca de interesses próprios. Isso tem me angustiado muito! O que o senhor tem a dizer?
Não posso ficar em cima do muro e pecar por omissão diante de Deus e da minha consciência cristã. Penso que o atual Presidente faz um bom governo, deu uma ajuda de 600,00 reais para mais de 20 milhões de famílias pobres (nunca vi isso na minha vida!); derrubou a inflação abaixo de zero apesar da crise mundial, da pandemia e da guerra (nuca vi isso!), gerou 5 milhões de empregos, fomentou a produção de alimentos que alimenta mais de um bilhão de pessoas no mundo; é uma pessoa que não tem vergonha de falar de Deus e de defender os valores morais cristãos que protegem a família (eu também nunca vi isso nos meus 73 anos!). E muito mais. Penso que tudo isso é uma bênção para a nossa Pátria. Chega de ateísmo, corrupção, imoralidades e tantas ofensas a Deus.
Rosimeire: Um padre da minha paroquia disse certa vez que se o casal casa já com a intenção de não ter filhos o casamento não é valido diante de Deus. Isto procede?
É verdade, no altar o casal promete a Deus “receber os filhos que Deus nos enviar educando-os na fé do Cristo e da Igreja”.
Maria Teodora: porque alguns padres apoiam candidatos que a favor do aborto?
Eu também não consigo entender, deviam antes deixar o ministério sacerdotal.
Jose: O que dizer sobre o movimento de Cebs e a TL tão protagonista nos movimentos socialistas no Brasil. Isso prejudica o trabalho da Igreja? Que Deus o abençoe sempre.
CEBS – Comunidades Eclesiais de Base, é uma coisa boa, só que no Brasil foram deturpadas pelos padres e agentes de pastoral dominados pela heresia da teologia (TL) de libertação que transformaram-nas em Comunidades Políticas de Base, e que fomentaram a esquerda dentro da Igreja. Sugiro que leia o livro – TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO – Ed. Cléofas.
Maria Inês: Me ajude a entender a respeito do Marquinhos como é chamado, as aparições em Jacarei, as aparições são mesmo verdadeiras?
Não sei se o Bispo de São José dos Campos aprova as aparições e mensagens; é preciso saber isso.
Ellen: Gostaria de saber sua opinião sobre bandido bom é bandido morto? Gostaria de citasse a parte da Bíblia que valida essa atitude de um cristão por favor.
O mandamento de Deus é “não matar”. Só se pode matar em legítima defesa com ensina o Catecismo:
n. 2264. “O amor a si mesmo permanece um princípio fundamental da moralidade. Portanto, é legítimo fazer respeitar seu próprio direito à vida. Quem defende sua vida não é culpável de homicídio, mesmo se for obrigado a matar o agressor”.
n. 2265. “A legítima defesa pode ser não somente um direito, mas um dever grave, para aquele que é responsável pela vida de outros. Preservar o bem comum da sociedade exige que o agressor seja impossibilitado de prejudicar a outrem. A este título os legítimos detentores da autoridade têm o direito de repelir pelas armas os agressores da comunidade civil pela qual são responsáveis”.
Orlando: Porque pessoa Boa sofre tanto?
É consequência do pecado original e dos pecados pessoais dos homens. São Paulo disse que: “O salário do pecado é a morte” (Rom 6,23), isto é, o sofrimento. Ninguém foi tão santo e bom como Jesus, e foi o que mais sofreu para o perdão dos nossos pecados. Mas Deus sabe transformar o sofrimento em “matéria prima de salvação”. Então, devemos sofrer com fé, oferecendo a Deus a dor pela nossa salvação e a do mundo. “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8,28).
Jossy: qual a sua opinião sobre os ataques Bolsonaristas no santuário de Aparecida?
Não sei que ataques foram esses; gostei de ver o nosso Presidente, concentrado, assistindo a Santa Missa. Que bom um Presidente ir rezar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Assim todos fizessem o mesmo!
Delmária: Por que a Igreja católica não orienta pedirmos intercessão pelos justos como foram Abraão Jacó Moisés.
A Igreja Católica orienta sim que peçamos a intercessão dos Santos; a cada dia a Santa Missa faz memória de vários Santos, para pedirmos a sua intercessão, inclusive dos Santos Patriarcas de Profetas.
Teresa: O que é um atentado a vida… além do aborto?
É todo tipo de ataque à vida humana, como assassinatos, tortura, exploração, etc.
Joao Benedito: é possível ser católico e maçom ao mesmo tempo?
Um documento aprovado pelo Papa São João Paulo II, em 1983, proíbe que o católico se associe a uma Loja Maçônica, “sob pena de estar em pecado grave, impedido de receber a sagrada Eucaristia”. Veja no site do Vaticano.
Rafael: Gostaria de saber por que alguns padres apoiam um candidato pedófilo.
A Igreja condena a pedofilia. Não sei quem seja candidato pedófilo, sei que a imprensa dominada inventa isso. Não podemos ser “Maria que vai com a Imprensa”.