Perguntas e respostas – Parte 3

venturagildenio: uma pessoa que esteja em um relacionamento a vários anos e não é casado na igreja, pode comungar?

Quem não é casado na Igreja, isto é, recebeu o Sacramento do Matrimônio, não pode confessar e comungar. Mas, pode e deve ir à Missa e rezar para pedir a Deus a graça de regularizar a sua situação com a Igreja.

adalberto.007: Pedir a Deus ou um santo prosperidade(riqueza) é errado segundo a doutrina da igreja católica?

Não é pecado desde que seja para pedir o necessário para as necessidades pessoais e familiares. Não se deve pedir o que é supérfluo.

Walkyriadaconceicaoruffo: Qual a situação de um católico que vota consciente, em um candidato a presidência, declarado comunista? Incorre em que pecado? Uma vez que o comunismo é condenado pela Igreja.

Se a pessoa tem consciência de que a Igreja sempre condenou radicalmente o comunismo, por ser ateu, materialista, instigador da luta de classes, etc., então, a pessoa está pecando. Já me perguntaram se ela é excomungada por isso; não, não é excomungada.

Livrariaquixote: Lendo o Frei Boaventura, em texto da década de 1950, fiquei com a seguinte dúvida: Possuir livros espíritas e estudá-los como defesa da fé cristã verdadeira – tentando ajudar os espíritas a enxergarem o perigo – é algo que só pode ser feito com uma “devida licença especial”? Isso ainda é válido? Como solicito essa licença?

Isso não é mais válido, mas é preciso tomar certo cuidado. Quem lê esse tipo de livro precisa ter uma boa formação católica para não se deixar levar por erros das outras doutrinas que não se coadunam com a fé católica.

annacarolina.bezerra: Porque o povo continua sendo sempre aquele povo do deserto, cabeça dura, coração insensível, teimoso?

Isto é falta de oração, meditação, conhecimento da doutrina católica; infelizmente a maioria das pessoas não tem uma vida de oração, meditação e frequência aos sacramentos. “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

bruno.kelven: Professor como podemos lucrar indulgências no tempo comum?

1- Fazer uma confissão bem feita.

2- Assistir a Missa e comungar. Colocar a intenção da indulgência.

3- Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4- Escolher: A) meia hora de adoração ao Santíssimo diante do Sacrário, ou B) rezar um Terço em família diante de um oratório ou na comunidade; ou C) fazer a Via Sacra na igreja diante dos 14 quadros; ou D) meia hora de leitura com a Bíblia, meditando.

Pode-se ganhar uma indulgência, a cada dia, para a sua alma ou para a alma de alguém falecido.

Oficinafeliz: Professor, quando Deus revelou aos anjos o plano de encarnação de Jesus, Adão e Eva já haviam pecado? Se Lúcifer tentou os dois ele já tinha se rebelado contra Deus? Caso ele já havia se rebelado então Deus sabia que iriam errar e que seria necessário o plano de redenção?

Adão e Eva já tinham pecado antes da Encarnação do Verbo, Jesus veio exatamente para “tirar o pecado mundo” (João 1, 29). Lúcifer já tinha se rebelado contra Deus sim. Deus sabe tudo, certamente sabia que aconteceria o pecado e por isso previu o plano da Redenção. Deus não tira a liberdade do homem e da mulher pecarem.

Goncalvescostac: Muitos católicos assíduos em participar da Santa Missa e comungarem o corpo de nosso Senhor Jesus Cristo usam métodos contraceptivos e infelizmente são muitos, como explicar essa questão a nossos filhos?

A Igreja não concorda com o uso de métodos de contracepção artificiais; mas esse assunto é do marido e mulher. Para os filhos devemos ensinar o que a Igreja ensina.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.