Para escutar a voz de Deus é preciso deixar a agitação cotidiana, assinalam bispos

Para escutar a voz de Deus que chama à conversão e a segui-lo, é necessário afastar-se da agitação da vida cotidiana, afirmou a reflexão semanal publicada no site da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC).

A reflexão abordou o Evangelho do Segundo Domingo do Advento, no qual Mateus relata o episódio de João Batista “proclamando no deserto” a conversão dos homens e preparando o caminho do Senhor que “batizará no Espírito Santo e no fogo”.

João escolheu o deserto e não o Templo de Jerusalém ou alguma praça da época para a sua proclamação por uma razão simples, disse a COCC em seu site, porque “sabe que a conversão é uma graça de Deus, mas implica um sacrifício pessoal; é preciso deixar a comodidade que vem do cotidiano ou rotina, é necessário sair do barulho do ambiente e do interior para ouvir algo novo e verdadeiro”.

Os bispos também explicaram que, para o evangelista Mateus, “João é a pessoa a quem, nos séculos passados, se referia o profeta Isaías, a voz que clama no deserto e convida a preparar o caminho do Senhor e a endireitar seus caminhos”. Sua pregação, indicaram, estava acompanhada pelo sinal do batismo para chamar à conversão dos ouvintes.

Assim, a força da voz do Batista “caía com todo o seu peso sobre aquelas pessoas que pertenciam aos grupos bem acomodados política e religiosamente: os saduceus e os fariseus; ele os recrimina dizendo que não basta se orgulhar de ser da casta sacerdotal, ter influência social ou achar que são melhores que os outros”, mas “é necessário produzir obras de conversão; não basta confessar a fé, é preciso vivê-la”.

“Se, para Mateus, está claro que João é a voz que clama no deserto, para o Batista, está claro o alcance limitado que tem a sua missão: Ele batiza com água como sinal de conversão; mas o que vem depois dele é o verdadeiramente grande e quem os batizará no Espírito Santo e com fogo, para o perdão dos pecados”.

Portanto, os bispos incentivaram os fiéis a deixarem “a agitação cotidiana e saírem para o deserto para ouvir a voz de Deus que apela à nossa consciência e coração, chamando-nos à conversão e ao seguimento”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/para-escutar-a-voz-de-deus-e-preciso-deixar-a-agitacao-cotidiana-assinalam-bispos-89528

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.