Papa presenteia presidente turco com um “anjo contra a guerra” em visita histórica a Roma

Segundo o ACI Digital (05/02/2018), alguns lugares de Roma e nos arredores do Vaticano tiveram algumas ruas interrompidas e com numerosos carros de polícia assim como controles de segurança. Uma operação lançada por ocasião da visita do presidente turco Recep Tayyip Erdogan ao Vaticano, para reunir-se com o Papa Francisco.

O presidente Erdogan chegou ao Palácio Apostólico antes das 10h, nesta que foi a primeira visita de um chefe de Estado do governo turco em 59 anos.

O encontro durou cerca de 50 minutos. O presidente turco estava junto com a sua esposa e uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas, incluindo 5 ministros, e também sua filha.

Em um comunicado, o Vaticano indicou que a reunião foi realizada em um clima de “cordialidade”, em que conversaram sobre as “relações bilaterais entre a Santa Sé e a Turquia e se falou acerca da situação do país, da condição da comunidade católica, do empenho de acolhimento dos numerosos refugiados e dos desafios a estes relacionados”.

Outro tema importante foi “com referência particular ao status de Jerusalém, evidenciando a necessidade de promover a paz e a estabilidade na região mediante o diálogo e a negociação, no respeito aos direitos humanos e à legalidade internacional”.

Como é habitual e marca o protocolo, realizou-se a tradicional troca de presentes. O Papa entregou ao presidente turco um medalhão com um anjo. “Este é um anjo da paz que estrangula o demônio da guerra. É o símbolo de um mundo baseado na paz e na justiça”, acrescentou.

Francisco também lhe deu um desenho da Basílica de São Pedro retratada no ano de 1600, uma cópia da encíclica Laudato Si e a mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2018.

Por sua vez, o presidente turco deu ao Santo Padre um grande quadro de cerâmica com uma vista de Istambul e um pequeno baú com a coleção de livros do teólogo muçulmano Mevlana Rumi.

Ao despedir-se, o Pontífice pediu a Erdogan e a sua esposa que rezem por ele e o presidente respondeu: “Nós também esperamos que reze por nós”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-presenteia-presidente-turco-com-um-anjo-contra-a-guerra-em-visita-historica-a-roma-56329/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.