Papa pede responder às migrações através da doutrina social da Igreja

Segundo o ACI (08/03/2018), durante um encontro com os membros da Comissão Católica Internacional para as Migrações, o Papa Francisco pediu para colocar a doutrina social da Igreja como uma das respostas efetivas ao fenômeno migratório.

“Juntos, devemos encorajar os Estados a concordar respostas sempre mais adequadas e eficazes aos desafios apresentados pelos fenômenos migratórios, isso será possível fazer, com base nos princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja”, disse durante o encontro.

Nesse sentido, acrescentou que “é preciso se empenhar para garantir que às palavras codificadas nos acordos sigam ações concretas no sinal de uma responsabilidade global e compartilhada”.

Francisco os recebeu por ocasião da sua assembleia anual e recordou que parte da missão da Igreja é “a libertação dos miseráveis, dos opressores e dos perseguidos”.

Durante o seu discurso, fez votos de que “a Comissão continue a obra animando as Igrejas locais a trabalharem em prol das pessoas que são obrigadas a deixar a própria pátria e que se tornam com frequência vítimas de falsas promessas, violências e abusos de todo gênero”.

“Para libertar os oprimidos, os descartados e os escravos de hoje, é essencial promover um diálogo aberto e sincero com os governantes, um diálogo que faz um tesouro da experiência vivida, dos sofrimentos e das aspirações do povo, para chamar cada um às suas responsabilidades”.

Francisco também elogiou a contribuição da Comissão à comunidade internacional “para responder com cuidado a esses fenômenos que caracterizam o nosso tempo”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-pede-responder-as-migracoes-atraves-da-doutrina-social-da-igreja-46255/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.