Papa pede fim da discriminação contra pessoas com hanseníase

Segundo o ACI (30/01/2022), neste domingo, Dia Mundial Contra a Hanseníase, o papa Francisco expressou proximidade com as pessoas que sofrem desta doença e pediu “sua plena integração na sociedade”, superando qualquer forma de discriminação.

“Manifesto a minha proximidade aos que sofrem desta doença e faço votos que não lhes falte apoio espiritual e cuidados de saúde”, disse Francisco depois da oração do Ângelus em 30 de janeiro.

Acrescentou que “é necessário trabalhar juntos para a plena integração dessas pessoas, superando qualquer discriminação associada a uma doença que, infelizmente, ainda atinge muitos, principalmente em contextos sociais mais desfavorecidos”.

Atualmente, a hanseníase é tratável e curável por meio de um tratamento com poliquimioterapia. No entanto, aqueles que sofrem desta doença continuam sendo vítimas de estigmatização social que, inclusive, pode complicar a sua cura.

Em 1985, a hanseníase afligia mais de 5 milhões de pessoas no mundo, porém, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, em 2017 foram registrados 211.009 novos casos de hanseníase em todo o mundo.

Na Igreja Católica houve vários santos e beatos que dedicaram suas vidas a cuidar dos doentes de lepra e deixaram um grande testemunho de caridade entre eles Damião de Molokai, Teresa de Calcutá, Cura Brochero, Madre Marianne Cope, Luis Variara e João Beyzym.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-pede-fim-da-discriminacao-contra-pessoas-com-hanseniase-58369

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.