Papa pede às novas gerações que sejam ativas e cuidem do meio ambiente

Segundo o site ACI, o Papa Francisco enfatizou a necessidade de “educar as novas gerações a uma cidadania ativa e participativa, que coloque no centro a pessoa e o cuidado do ambiente”.

Assim afirmou durante a audiência que concedeu na segunda-feira, 9 de dezembro, aos membros da Fundação ‘A Chance in Life’, recebidos no Palácio Apostólico do Vaticano.

Essa organização promoveu diferentes iniciativas educacionais em prol de milhares de crianças na Itália, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Peru.

Especificamente, o Papa destacou a primeira iniciativa do fundador de ‘A Chance in Life’, Mons. John Patrick Carroll-Abbing, a conhecida como Obra Nacional Cidade dos Meninos, um abrigo fundado após a Segunda Guerra Mundial em Roma para acomodar crianças e jovens abandonados.

A Cidade dos Meninos oferece a esses jovens um ambiente familiar onde possam crescer, educar-se e estabelecer as bases para sua integração na sociedade.

O Papa, em seu discurso, enfatizou que esta Obra Nacional “hoje pode se orgulhar de uma longa tradição de compromisso a serviço dos menores em condições frágeis e difíceis, segundo uma metodologia educacional baseada no autogoverno”.

“No espírito de uma fidelidade criativa ao carisma original, esta Obra pretende renovar-se a fim de ser mais significativa e eficaz em sua missão num mundo que hoje oferece novos desafios educacionais. Aprecio o fato de que esta atualização seja inspirada nas recomendações que expressei na Carta Encíclica Laudato si’, como sinal de uma ecologia integral que tem como objetivo o desenvolvimento da humanidade e da criação”, destacou.

Nesse sentido, indicou que “a inovação tecnológica também é chamada a colaborar com essas finalidades e são precisamente as novas gerações, se estiverem bem motivadas, as que poderão realizá-las, porque nasceram e cresceram no atual contexto tecnológico”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-pede-as-novas-geracoes-que-sejam-ativas-e-cuidem-do-meio-ambiente-23654

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.