Papa pede aos cristãos que não levem uma vida pagã fantasiada de cristã

Segundo o ACI Digital (30/04/2019), o Papa Francisco recordou que é preciso que os cristãos deixem espaço para a ação do Espírito Santo na vida de fé, porque uma vida cristã sem a presença do Espírito “é uma vida pagã fantasiada de cristã”.

Em sua homilia na Missa celebrada nesta terça-feira, 30 de abril, na Casa Santa Marta, o Santo Padre destacou que, para renascer da “nossa existência pecadora” é necessário ter a ajuda de Deus, para isso Ele “nos enviou o Espírito Santo”.

“Nós nada podemos sem o Espírito. É o Espírito que nos faz ressurgir dos nossos limites, das nossas mortes, porque nós temos muitas, muitas necroses na nossa vida, na alma”, assinalou Francisco.

O Santo Padre centrou seu ensinamento na conversa entre Jesus e Nicodemos presente na passagem do Evangelho de hoje. Nela, o Senhor fala de “renascer do alto”. O Pontífice destacou que “a mensagem da ressurreição é esta de Jesus a Nicodemos: é preciso renascer”.

“Mas como é possível deixar espaço ao Espírito? Uma vida cristã, que se diz cristã, que não deixa lugar ao Espírito e não se deixa levar avante pelo Espírito é uma vida pagã, fantasiada de cristã”.

Pelo contrário, “o Espírito é o protagonista da vida cristã, o Espírito – o Espírito Santo – que está em nós, nos acompanha, nos transforma, vence conosco. Ninguém jamais subiu ao céu senão Aquele que desceu do céu, isto é, Jesus. Ele desceu do céu. E Ele, no momento da ressurreição, nos diz: ‘Recebam o Espírito Santo’, será o companheiro de vida, de vida cristã”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco

Jo 3,7b-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 😯 vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-pede-aos-cristaos-que-nao-levem-uma-vida-paga-fantasiada-de-crista-77945

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.