Papa nomeia bispos para dioceses brasileiras

A Santa Sé anunciou a nomeação de novos Bispos para duas dioceses brasileiras

Segundo o Gaudium Press (20/01/2022), o Papa Francisco nomeou na manhã da quarta-feira, 19 de janeiro, novos bispos para duas dioceses brasileiras.

Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, foi nomeado para a diocese paulista de São José do Rio Preto e Dom João Francisco Salm foi nomeado para a diocese gaúcha de Novo Hamburgo.

Até o momento, Dom Antônio Emídio era bispo em São João da Boa Vista e Dom Francisco Salm estava na sede catarinense de Tubarão.

Dom Antônio Emídio Vilar, foto da diocese de São João da Boa Vista

Dom Antônio Emídio Vilar, SDB

Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, nasceu em Guardinha, diocese de Guaxupé, Minas Gerais, no dia 14 de novembro de 1957. Em 1976, emitiu os votos na Sociedade dos Salesianos de São João Bosco e em 9 de agosto de 1986 foi ordenado sacerdote. Em 2008, foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres. Estava até o momento na sede de São João da Boa Vista desde 2016.

Dom Antônio Emídio Vilar assume a diocese no lugar de Dom Tomé Ferreira da Silva, que renunciou ao cargo depois de um escândalo nas redes sociais, provocado pelo vazamento de um vídeo íntimo.

Dom Antônio também foi Vice-Presidente da Regional Oeste 2 da Conferência Episcopal Brasileira e membro da comissão da Juventude, também da CNBB.

Dom João Francisco Salm, foto da diocese de Tubarão

Possível criação de Arquidiocese em São José do Rio Preto

Após o anúncio da nomeação, Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e Administrador Apostólico de São José do Rio Preto durante o período de sede vacante, disse ver a chegada de Dom Antônio Emídio Vilar como um passo rumo à criação de uma Arquidiocese em São José do Rio Preto.

Segundo Dom Moacir, há um projeto pronto desde 2013 que visa deixar as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga sob a jurisdição de São José do Rio Preto; por outro lado, a Arquidiocese de Ribeirão Preto ficaria a cargo das dioceses de Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista.

Dom João Francisco Salm

Dom João Francisco Salm assumiu a diocese no lugar de Dom Zeno Hastenteufel, que renunciou por causa da idade.

Dom João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952 em São Pedro de Alcântara, diocese de Florianópolis, Santa Catarina. Foi ordenado sacerdote em 1979. Em 2012 foi nomeado Bispo de Tubarão onde permanecia até então. Dom João Francisco Salm é presidente da Comissão Pastoral Episcopal de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e membro do Conselho Permanente da CNBB. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/papa-nomeia-bispos-para-dioceses-brasileiras/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.