Papa na Audiência Geral: Ter um coração de pedra ou amar sem limites?

Nino2Audiencia21septDanielIbanezACIPrensaSegundo o ACI Digital, na catequese desta quarta-feira, o Papa Francisco falou acerca da importância de perdoar e doar-se aos outros, porque “se Deus me perdoou porque não posso perdoar?”.

“O amor misericordioso é o único caminho a percorrer” pelo qual “não devemos esquecer da misericórdia e do dom, do perdão e da doação. E assim o coração se alarga no amor. Ao invés, o egoísmo, a raiva faz com que o coração se torne pequeno, duro como uma pedra. O que vocês preferem: um coração de pedra ou um coração cheio de amor?”.

“O perdão é o primeiro pilar que sustenta a comunidade cristã porque mostra a gratuidade do amor com o qual Deus nos amou primeiro”. Deste modo, “o cristão deve perdoar, porque foi perdoado. Todos nós que estamos aqui nesta Praça fomos perdoados. Todos nós, em nossas vidas, sentimos necessidade do perdão de Deus. Porque fomos perdoados, devemos perdoar. Todos os dias rezamos no Pai-Nosso”.

O Pontífice dedicou a catequese ao lema do Jubileu da Misericórdia “Sejam Misericordiosos como o Pai”, que é um “compromisso de vida”.

Recordou o Sermão da Montanha e manifestou que “o Senhor nos ensina com elas que a perfeição consiste no amor, não é cumprir todos os preceitos da lei”. Portanto, “ser perfeito significa ser misericordiosos”.

“Uma pessoa que não é misericordiosa não é perfeita? ”, perguntou. “Não! Uma pessoa que não é misericordiosa é boa? Não! A bondade e a perfeição têm sua raiz na misericórdia”.

“Se olharmos a história da salvação, vemos que toda a revelação de Deus é um incessante e incansável amor pelos homens: Deus é como um pai e como uma mãe que ama de amor insondável e o derrama com abundância sobre toda criatura”.

Francisco explicou que a missão da Igreja é “ser sacramento da misericórdia de Deus no mundo” e, portanto, todo cristão está chamado a isso.

“Assim é fácil perdoar. Se Deus me perdoou porque não posso perdoar? ”, prosseguiu o Papa. “Sou maior que Deus? “. “Julgar e condenar o irmão que peca é errado. Deus não quer renunciar a nenhum de seus filhos”.

O Santo Padre assinalou: “Não temos o poder de condenar o nosso irmão que erra, não estamos acima dele: mas temos o dever de recuperá-lo à dignidade de filho do Pai e de acompanhá-lo no seu caminho de conversão”.

Mas, existe outro pilar fundamental: “a doação”. “Deus dá além do que nós merecemos, mas será mais generoso com aqueles que foram mais generosos aqui na terra”.

“Jesus– continuou Francisco– não diz o que acontecerá com aqueles que não doam, mas a imagem da ‘medida’ constitui uma advertência: seremos julgados por Deus na mesma medida que julgamos os outros”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-na-audiencia-geral-ter-um-coracao-de-pedra-ou-amar-sem-limites-89981/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.