Papa muda data da coleta do Óbolo de São Pedro devido ao coronavírus

De acordo com o site ACI, Por causa do coronavírus, o Papa Francisco mudou a data da coleta do Óbolo de São Pedro de 29 de junho para 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

“Devido à atual emergência sanitária, o Santo Padre estabeleceu que, para este ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, que tradicionalmente se realiza em torno à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho, será transferida em todo o mundo para o XXVII domingo do tempo comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis”, indicou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Óbolo de São Pedro, explica o site do Vaticano, é “uma ajuda econômica” que os fiéis oferecem ao Santo Padre “como sinal de apoio” às necessidades da Igreja no mundo e às obras de caridade que esta realiza.

A Santa Sé ressalta que a origem desta prática remonta ao final do século VIII após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram fazer de maneira estável uma contribuição anual ao Santo Padre”.

A coleta foi denominada “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro) e difundiu-se ao resto dos países europeus. Em 5 de agosto de 1871, o Papa Pio IX regularizou-a por meio da encíclica “Saepe Venerabilis”.

Com o dinheiro arrecadado, são realizados projetos em diferentes lugares do mundo como: Albânia, Equador, México, Moçambique, República Centro-Africana, Nepal, Índia, Indonésia, Bangladesh, entre outros.

Conheça mais projetos de ajuda realizados através do Óbolo de São Pedro AQUI

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-muda-data-da-coleta-do-obolo-de-sao-pedro-devido-ao-coronavirus-59291

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.