Papa lamenta que alguns cristãos rejeitem Cristo e deem desculpas

Segundo o ACI Digital (06/11/2018), o Papa Francisco convidou a pensar nas vezes em que os cristãos rejeitam Cristo quando o Senhor lhes faz um pedido expresso: “Cada um de nós pense, na minha vida, quantas vezes senti a inspiração do Espírito Santo a fazer uma obra de caridade, a encontrar Jesus naquela obra de caridade, ir rezar, de mudar de vida nisto, nisto que não vai bem? E sempre encontrei um motivo para me desculpar, para rejeitar”.

Durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta, nesta terça-feira, 6 de novembro, o Santo Padre refletiu sobre o trecho do Evangelho de São Lucas no qual Jesus conta a parábola do homem que convida seus amigos para um grande jantar e esses, com palavras educadas, rejeitam por diferentes motivos.

Então, o homem manda seus empregados às encruzilhadas dos caminhos e convida “os pobres, aleijados, cegos e coxos”.

Francisco contou como o homem convidou alegre seus amigos, as pessoas mais próximas dele, “mas todos começam a arrumar desculpas para não ir. Quem comprou um campo, quem comprou cinco juntas de bois, quem acabou de se casar…”.

“E sempre desculpas. Eles se desculpam. Desculpar-se é a palavra educada para não dizer: ‘Rejeito’. Eles recusam, mas educadamente”. O Papa assinalou que, do mesmo modo, muitas vezes, os cristãos rejeitam Jesus, mas Jesus “dá uma segunda oportunidade, talvez uma terceira, uma quarta, quinta…”.

“E a rejeição também deve nos fazer pensar nas vezes que Jesus nos chama; nos chama a fazer festa com Ele, a estar perto Dele, mudar de vida. Pensem que o homem do Evangelho busca seus amigos mais íntimos e eles O rejeitam! Depois busca os doentes… e vão; talvez alguém rejeite”.

O Papa afirmou que “quantas vezes nós sentimos o chamado de Jesus para ir até Ele, para fazer uma obra de caridade, para rezar, para encontrá-Lo e nós dizemos: ‘Mas desculpe, Senhor, estou atarefado, não tenho tempo. Sim, amanhã, não posso…’. E Jesus fica ali”.

Entretanto, o Pontífice também recordou que Jesus, além de bom, é justo e, por isso, ao final entrarão no Reino de Deus aqueles que não rejeitem Jesus ou que Ele não rejeite.

Jesus “é bom, é misericordioso, mas é justo. Se você fecha a porta do seu coração, Ele não pode abri-la, porque respeita o nosso coração. Rejeitar Jesus é fechar a porta a partir de dentro e Ele não pode entrar”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Lc 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.

18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.

21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.

22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-lamenta-que-alguns-cristaos-rejeitem-cristo-e-deem-desculpas-56451

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.