Papa Francisco: “Vou à Romênia como peregrino e irmão”

Segundo o ACI (29/05/2019), o Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo ao povo da Romênia para afirmar que visitará este país de 31 de maio a 2 de junho como “peregrino e irmão”.

Em sua mensagem, o Santo Padre antecipou “a alegria de poder encontrar o Patriarca e o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena, como também os pastores e os fiéis católicos”.

Assinalou que “os laços de fé que nos unem remontam aos Apóstolos, em especial, o vínculo que uniu Pedro e André, que, segundo a tradição, levou a fé às terras de vocês”.

O Pontífice enfatizou que ambos os apóstolos eram irmãos de sangue, mas “também derramaram o sangue pelo Senhor”.

Como ambos os apóstolos morreram mártires, também no povo romeno “foram tantos os mártires, mesmo nos últimos tempos, como os sete bispos greco-católicos que terei a alegria de proclamar Beatos. Tudo o que sofreram, a ponto de oferecer a vida, é uma herança muito preciosa para ser esquecida. E é uma herança comum, que nos chama a não nos distanciarmos do irmão que a compartilha”.

Além disso, o Papa Francisco resumiu o motivo de sua viagem apostólica: “Vou até vocês para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros”.

O Pontífice terminou o vídeo agradecendo os esforços de todos os envolvidos na preparação da viagem. “Eu sei que muitos estão preparando intensamente a minha visita e agradeço de coração. A todos vocês, asseguro-lhes minha proximidade na oração e envio minha bênção. E peço a vocês, por favor, que rezem por mim. Até breve!”, expressou.

O Papa Francisco visitará a Romênia de 31 de maio a 2 de junho de 2019. O principal evento da viagem será a beatificação dos sete bispos greco-católicos mártires que foram assassinados pelas autoridades comunistas entre 1950 e 1970.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-vou-a-romenia-como-peregrino-e-irmao-97823

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.