Papa Francisco sugere imitar a Virgem Maria na “Via-sacra diária”

Segundo o ACI Digital (28/03/2021), ao concluir a Missa do Domingo de Ramos, o Papa Francisco conduziu a oração do Ângelus, em 28 de março, na Basílica de São Pedro, na qual sugeriu imitar a compaixão da Virgem Maria na “Via-sacra diária”.

O Santo Padre destacou que entramos na Semana Santa e que “pela segunda vez a vivemos no contexto da pandemia” e acrescentou “no ano passado estávamos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise econômica se tornou grave”.

“Nesta situação histórica e social, o que Deus faz? Toma a cruz. Jesus toma sua cruz, ou seja, assume o peso do mal que tal realidade implica, o mal físico, psicológico e sobretudo espiritual, porque o Maligno se aproveita das crises para semear desconfiança, desespero e discórdia”, advertiu o Papa.

Nesse sentido, o Santo Padre perguntou: “E nós? O que devemos fazer?” e ele respondeu “a Virgem Maria, a Mãe de Jesus que é também sua primeira discípula, nos mostra. Ela seguiu seu Filho. Tomou sobre si sua própria parcela de sofrimento, de escuridão, de abatimento, e percorreu o caminho da paixão, mantendo a lâmpada da fé acesa em seu coração”.

“Com a graça de Deus, também nós podemos fazer este caminho. E, ao longo da via-sacra diária, encontramos os rostos de tantos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos adiante, deixemos que o coração seja movido à compaixão e nos aproximemos”, pediu o Papa.

Por fim, o Santo Padre reconheceu que neste “momento, como o Cirineu, poderemos pensar: ‘Por que logo eu?’ Mas depois descobriremos o presente que, sem nosso mérito, nos foi dado.”

“Que Nossa Senhora, que sempre nos precede no caminho da fé, nos ajude”, disse o Papa, e depois conduziu a oração do Ângelus em latim.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-sugere-imitar-a-virgem-maria-na-via-sacra-diaria-15850

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.