Papa Francisco sugere buscar Cristo com a mente aberta como os Magos

O site ACI Digital publicou ontem (05/01/2022) a seguinte notícia:

“Amanhã celebraremos a Solenidade da Epifania. Que, como os Reis Magos, busquem com a mente aberta a Cristo, luz do mundo”, disse o papa Francisco durante a Audiência Geral de 5 de janeiro, que aconteceu na Aula Paulo VI do Vaticano.

A Igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor no dia 6 de janeiro. No Brasil a solenidade é sempre transferida para o domingo e, este ano, foi comemorada no domingo passado, 2 de janeiro.

O papa também afirmou que a Epifania do Senhor “nos lembra que Deus desceu do céu por nós e para a nossa salvação” e que “nos faz ver que o Filho de Deus está presente na alma de cada pessoa que sinceramente o procura”.

“Caminhemos neste novo ano seguindo a luz de Cristo. Que a sua presença penetre em seus corações, em suas famílias, em seus lugares de trabalho e em sua pátria. Abençoo vocês com todo o meu coração”, concluiu o papa.

Na missa de Solenidade da Epifania que celebrou no dia 6 de janeiro de 2021, o papa Francisco rezou para que “o Senhor Jesus nos torne seus verdadeiros adoradores, capazes de manifestar com a vida o seu desígnio de amor, que abraça a humanidade inteira” e, para isso, ofereceu três conselhos para adorar melhor ao Senhor.

Segundo Francisco “adorar o Senhor não é fácil, não é um dado imediato: requer uma certa maturidade espiritual, sendo o ponto de chegada dum caminho interior, por vezes longo”.

Três conselhos para adorar melhor

Para isso, o papa sugeriu “aprender com os magos algumas lições úteis: como eles, queremos prostrar-nos e adorar o Senhor” e aconselhou três atitudes: “levantar os olhos”, “pôr-se a caminho” e “ver”.

Em primeiro lugar, levantar o olhar é um convite “a deixar de lado cansaço e lamentos, sair das estreitezas duma visão limitada, libertar-se da ditadura do próprio eu, sempre propenso a fechar-se em si mesmo e nas preocupações particulares”.

“Olhar de modo novo os problemas e as angústias, sabendo que o Senhor conhece as nossas situações difíceis, escuta atentamente as nossas súplicas e não fica indiferente às lágrimas que derramamos”, disse.

Em segundo lugar, o papa aconselhou “pôr-se a caminho” porque “antes de poder adorar o Menino nascido em Belém, os Magos tiveram que enfrentar uma longa viagem” porque “não se chega a adorar o Senhor sem antes passar pelo amadurecimento interior que nos dá o pôr-se a caminho”.

Deste ponto de vista, Francisco disse que “os fracassos, as crises, os erros podem tornar-se experiências instrutivas” porque “com o passar do tempo, as provas e adversidades da existência – vividas na fé – contribuem para purificar o coração, torná-lo mais humilde e, consequentemente, mais disponível para se abrir a Deus”.

O terceiro conselho do papa é “ver” além das aparências como os magos que “prostrando-se diante do Menino nascido em Belém, expressaram uma adoração que era primariamente interior: a abertura dos cofres trazidos de prenda foi sinal da oferta dos seus corações”.

“Esta forma de ‘ver’ que transcende o visível, faz-nos adorar o Senhor muitas vezes escondido em situações simples, em pessoas humildes e marginais. Trata-se, pois, dum olhar que, não se deixando encandear pelos fogos de artifício do exibicionismo, procura em cada ocasião aquilo que não passa, procura o Senhor”, concluiu Francisco em 2021.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-sugere-buscar-cristo-com-a-mente-aberta-como-os-magos-44289

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.