Papa Francisco sobre as “catástrofes” da Covid-19 e do clima: o momento de atuar é agora

Segundo o ACI, por ocasião do Dia Mundial da Terra, assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira, 22 de abril, o Papa Francisco afirmou em uma mensagem de vídeo que as catástrofes da pandemia e dos efeitos das mudanças climáticas requerem respostas imediatas. O tempo de atuar é agora, referiu o Santo Padre.

No vídeo, ele também insistiu que “as interações humanas com a biodiversidade (…) devem ser feitas com o máximo cuidado e respeito: cuidar da biodiversidade, cuidar da natureza”.

O Santo Padre ressaltou que o contexto de Covid-19, “nos mostrou o que acontece quando o mundo pára, faz uma pausa, mesmo por alguns meses”, e “também nos ensinou mais sobre o que precisamos fazer para criar um planeta justo, equitativo, ambientalmente seguro”.

Segundo o Papa Francisco, “ambas as catástrofes globais, Covid e o clima, mostram que não temos tempo para esperar. (…) O tempo nos está pressionando e que, como mostrou a Covid-19, temos os meios para enfrentar o desafio. Temos os meios. Agora é a hora de agir, estamos no limite”.

O Papa Francisco quis ilustrar sua mensagem com “um velho ditado espanhol: ‘Deus sempre perdoa, os homens perdoam de vez em quando, a natureza não perdoa mais”.

Ele garantiu que “quando essa destruição da natureza é desencadeada, é muito difícil pará-la, mas ainda temos tempo”.

“A adversidade que vivemos com a pandemia, e que já sentimos nas mudanças climáticas, tem que nos impulsionar, tem que nos impulsionar à inovação, à invenção, à busca de novos caminhos. Uma crise não sai igual, saímos melhor ou pior. Esse é o desafio e, se não melhorarmos, vamos trilhar um caminho de autodestruição”, enfatizou.

No final de sua vídeo-mensagem, o Papa exortou os líderes mundiais a agir com coragem, com justiça “e sempre dizer a verdade às pessoas, para que as pessoas saibam como se proteger da destruição do planeta, como proteger o planeta de destruição que muitas vezes acionamos”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-sobre-as-catastrofes-mundiais-da-covid-19-e-do-clima-o-momento-de-atuar-e-agora-73232

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.