Papa Francisco: “Se não há o Espírito Santo, não há Sínodo”

Segundo o ACI (02/09/2019), faltando um mês para a abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, o Papa Francisco enfatizou que a sinodalidade não consiste em realizar uma pesquisa ou fazer política, como pode ser feito em um parlamento.

Segundo o Santo Padre explicou nesta segunda-feira, 2 de setembro, na audiência que concedeu, no Vaticano, aos Bispos que estão celebrando em Roma o Sínodo da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, se o Espírito Santo não está presente nos trabalhos sinodais, então não há sínodo.

Em seu discurso, o Pontífice assegurou que existe um perigo: “Crer hoje que fazer caminho sinodal ou ter uma atitude de sinodalidade signifique uma pesquisa de opinião”.

“Não, o sínodo não é um Parlamento! As coisas devem ser ditas, discutidas como se faz normalmente, mas não é um Parlamento. Um Sínodo não é fazer acordos como na política: eu dou isso e você me dá aquilo. Não. Um Sínodo não é fazer uma pesquisa sociológica, como alguns acreditam: ‘Vamos ver, peçamos a um grupo de leigos para fazer uma pesquisa, se devemos mudar isso, isso, isso…’”.

O Papa Francisco insistiu: “Se não há o Espírito Santo, não há Sínodo. Se o Espírito Santo não está presente, não há sinodalidade”. Também não há sinodalidade “se não há a Igreja, a identidade da Igreja. E qual é a identidade da igreja? São Paulo VI disse claramente: a vocação da Igreja é evangelizar, ou seja, a sua identidade é evangelizar”.

Por isso, recomendou aos Bispos Greco-Católicos da Ucrânia que celebrem seu Sínodo “com este espírito, com o Espírito Santo. Rezem ao Espírito. Discutam entre vocês tudo o que quiserem… Pensem em Éfeso, como discutiram! Mas eram corajosos… E, no final, esteve o Espírito para lhes dizer: ‘Maria, Mãe de Deus’. Precisamente, esse é o caminho. É o espírito. Porque nós não queremos uma igreja congregacionista, mas sim uma Igreja sinodal. Avancem por esse caminho”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-se-nao-ha-o-espirito-santo-nao-ha-sinodo-18383

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.