Papa Francisco se apresenta ante o Egito como amigo, mensageiro da paz e peregrino

Segundo o ACI Digital (25/04/2017), a Santa Sé divulgou uma videomensagem dirigida ao povo egípcio na qual o Papa Francisco anuncia que pretende ir ao Egito “como amigo, como mensageiro de paz e como peregrino”.

Na mensagem, o Pontífice assinala que pretende transmitir um sinal de amizade, fraternidade e reconciliação com os cidadãos egípcios, independente da religião que professem. Durante a sua viagem, vai insistir nestas ideias.

O Santo Padre recordou que “o nosso mundo, dilacerado por uma violência cega, que feriu também o coração da vossa amada terra, precisa de paz, amor e misericórdia”.

“Precisa de obreiros de paz e de pessoas livres e libertadoras, pessoas corajosas que saibam aprender do passado para construir o futuro sem se fechar nos preconceitos; precisa de construtores de pontes de paz, de diálogo, de fraternidade, de justiça e de humanidade”.

O Papa revela seu desejo de que esta visita, a ser realizada em 28 e 29 de abril, “seja um abraço de consolação e encorajamento a todos os cristãos do Médio Oriente; uma mensagem de amizade e estima a todos os habitantes do Egito e da Região; uma mensagem de fraternidade e reconciliação para todos os filhos de Abraão, particularmente ao mundo islâmico onde ocupa lugar de destaque o Egito”.

Em seguida, destacou o importante componente ecumênico e inter-religioso que terá a agenda dos dias em que estará na terra do Nilo: “Faço votos de que possa ser uma válida contribuição também para o diálogo inter-religioso com o mundo islâmico e para o diálogo ecumênico com a venerada e amada Igreja Copta-Ortodoxa”.

Além disso, destacou que o Egito é o país que, “há mais de dois mil anos, ofereceu refúgio e hospitalidade à Sagrada Família, quando teve de fugir das ameaças do rei Herodes (cf. Mt 2, 1-16). Sinto-me honrado em vir à terra visitada pela Sagrada Família!”.

Francisco agradeceu o convite dos cidadãos egípcios para visitar o seu país: “Agradeço vivamente ao Senhor Presidente da República, a Sua Santidade o Patriarca Tawadros II, ao Grande Imã de Al-Azhar e ao Patriarca Copto-Católico, que me convidaram; e agradeço a todos e cada um de vós que me dais espaço nos vossos corações. Obrigado também a todas as pessoas que trabalharam, e estão a trabalhar, para tornar possível esta viagem”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-se-apresenta-ante-o-egito-como-amigo-mensageiro-da-paz-e-peregrino-14330/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.