Papa Francisco reza pelo falecido Prelado da Opus Dei, Dom Javier Echevarría

PapaFrancisco_AlanHoldren_ACIPrensaSegundo o site ACI Digital (13/12/2016), o Papa Francisco telefonou às 8h15 desta manhã ao Vigário Auxiliar da Prelatura, Dom Fernando Ocáriz, para expressar sua proximidade à Opus Dei, depois do falecimento do seu Prelado, Dom Javier Echevarría.

Conforme assinala a Opus Dei através da seu site, “o Santo Padre assegurou suas orações pelo Prelado durante a celebração da Eucaristia e enviou sua bênção para todos os fiéis e amigos da Prelatura”.

Do mesmo modo, em um telegrama a Dom Fernando Ocáriz, o Santo Padre fez chegar ao Vigário Auxiliar e a todos os membros da Prelatura seu “mais sentido pêsames” pelo falecimento de Dom Javier Echevarría, “ao mesmo tempo que me uno a vossa ação de graças a Deus por seu paternal e generoso testemunho de vida sacerdotal e episcopal”.

O Pontífice destacou que “a exemplo de São Josemaría Escrivá e do Beato Álvaro del Portillo, aos quais sucedeu à frente de toda essa família, entregou sua vida em um constante serviço de amor à Igreja e às almas”.

No telegrama, o Bispo de Roma indicou: “elevo ao Senhor um ardoroso sufrágio por este seu fiel servidor, para que o acolha em seu gozo eterno e o encomendo com afeto à proteção de Nossa Mãe, a Virgem de Guadalupe, em cuja festa entregou sua alma a Deus”.

Desde às 12h – hora de Roma – desta terça-feira, todos os fiéis que desejam podem velar os restos mortais de Dom Echevarría no templo Santa Maria da Paz, igreja prelatícia da Opus Dei, em Roma, localizada no Viale Bruno Buozzi, nº 75.

O Prelado foi transladado até esta igreja depois de permanecer na capela do policlínico do Campus Biomédico de Roma, onde estava internado devido à uma infecção pulmonar, onde estiveram presentes muitas pessoas durante toda a noite, conforme informou a Prelatura da Opus Dei.

O funeral de Dom Echevarría será no dia 15 de dezembro, às 19h, na basílica de São Eugenio de Roma, no Viale delle Belle Arti, 10.

Dom Javier Echevarría faleceu em Roma no dia 12 de dezembro, às 21h20, festa da Virgem de Guadalupe, aos 84 anos.

Era bispo e segundo sucessor de São Josemaría Escriva, fundador da Opus Dei. Dom Fernando Ocáriz lhe administrou os últimos sacramentos e celebrou uma primeira missa em sufrágio na capela do Campus Biomédico, algumas horas após o falecimento.

Dom Echevarría foi um colaborador próximo de São Josemaría Escriva de Balaguer.

Em 1994, foi eleito Prelado da Opus Dei, tornando-se o segundo sucessor do santo. O primeiro foi Dom Álvaro del Portillo.

Em um comunicado divulgado pela Prelatura, informou-se que Dom Echevarría foi internado no dia 5 de dezembro no policlínico da Universidade Campus Biomédico, por causa de uma leve infecção pulmonar e estava recebendo um antibiótico para combatê-la. No entanto, o quadro clínico se complicou nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória que causou seu falecimento.

De acordo com os estatutos da Prelatura, Dom Ocáriz deverá convocar no prazo de um mês o congresso para eleger o novo Prelado. Este se realizará em um período de 3 meses. A eleição deve ser posteriormente confirmada pelo Papa.

Dom Ocáriz, indica o site da Opus Dei, contou que em seus últimos momentos Dom Javier Echevarría “rezava à Virgem de Guadalupe. As pessoas que o acompanhavam, perguntaram: quer que coloquemos a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe à vista? E ele respondeu: Não é necessário, mesmo sem ver o quadro, sinto-a comigo”.

Assista ao vídeo: https://twitter.com/OpusDei_Italia/status/808631190953594880

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-reza-pelo-falecido-prelado-da-opus-dei-dom-javier-echevarria-28207/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.