Papa Francisco ressalta a importância das Mulheres Consagradas na Igreja

Santa Joana Antide Thouret, fundadora das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antide Thouret

Na última segunda-feira, o Papa Francisco recebeu as irmãs da Caridade de Santa Joana Antide Thouret, congregação fundada na cidade francesa de Besançon em 1799

Segundo o site Gaudium Press (12/10/2021), acontece em Roma, até o dia 15 de outubro, o capítulo geral das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antide Thouret. A abertura do Capítulo Geral coincidiu com o início do Sínodo para a Sinodalidade.

O Papa Francisco aproveitou para comentar a coincidência, ressaltando o papel das mulheres na Igreja.

E agradeceu o papel dos institutos de vida consagrada, que contribuem para a sinodalidade: “O compromisso que nós fazemos como Igreja para crescer na sinodalidade é também uma forte incitação para os Institutos de vida consagrada”.

A propósito do tema do 21° Capítulo Geral “Partir de Betânia com a solicitude de Marta e a escuta de Maria”, Francisco comentou que são duas discípulas muito importantes na vida de Jesus e dos Apóstolos.

O Pontífice acrescentou ainda que as mulheres consagradas são insubstituíveis no seio da Igreja e evocou o exemplo das Santas Mulheres que acompanhavam os Apóstolos: “Eu gosto de pensar que vocês, as mulheres consagradas, são uma extensão da presença feminina que caminhou com Jesus e os Doze, partilhando a missão e trazendo uma contribuição particular”.

O Papa ressaltou ainda que a qualidade de batizados faz-nos discípulos de Jesus e “presença viva na Igreja”. Antes de abençoar as religiosas, Francisco mencionou o cuidado com os pobres, algo que está no carisma da congregação.

As Filhas da Caridade de Santa Joana Antide Thouret

Em 1787, Joana Antide Thouret (1765-1826) entrou para na vida religiosa com as Filhas da Caridade. Mas a Revolução Francesa dispersou as religiosas e Jeanne foi obrigada a deixar a Congregação.

Joana, que nunca desistiu de sua vocação religiosa, fundou então em 1799 a Irmãs da Caridade de Santa Joana Antide, que se dedicam especialmente aos pobres e necessitados: sobretudo com o ensino e o cuidado dos enfermos.

Canonizada em 1934, Santa Joana deixou uma congregação que atualmente conta com cerca de 5 mil religiosas espalhadas por vários países que atuam conforme o carisma inicial. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/content/papa-francisco-ressalta-a-importancia-das-mulheres-consagradas-na-igreja/

Be Sociable, Share!

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.