Papa Francisco reconhece o martírio de um pai de 11 filhos e o milagre de futura santa

Segundo o ACI Digital (14/04/2024), a Sala de Imprensa da Santa Sé informou sábado (13) que o papa Francisco aprovou os decretos referentes ao milagre de uma beata fundadora, com o qual será declarada santa em breve; o martírio de dois espanhóis, um deles pai de família; e as virtudes heroicas de uma religiosa italiana.

Dois mártires espanhóis: um pai de família com 11 filhos e um padre

Esses homens foram mortos em 1936, por ódio à fé, durante a Guerra Civil Espanhola.

O padre Gaetano Clausellas Ballvé nasceu em 5 de agosto de 1863,em Sabadell, Espanha. Era capelão de um centro para idosos. Ele foi capturado por milicianos em 14 de agosto de 1936 e fuzilado na madrugada do dia seguinte.

Antonio Tort Reixachs nasceu em 1895 perto de Barcelona. Era pai de 11 filhos e sempre foi muito devoto da Eucaristia e da Virgem Maria. Ele foi considerado culpado por abrigar religiosos em sua casa. Homens armados entraram em sua casa, saquearam-no e depois o torturaram em um convento que havia sido transformado em prisão. Ele foi fuzilado na noite de 3 para 4 de dezembro, perto do cemitério de Montcada.

Beata Elena Guerra, que em breve será santa

O serviço de noticioso da Santa Sé, Vatican News em italiano, informa que essa mulher viveu entre 1835 e 1914 na Toscana, em Lucca. Nascida em uma família cristã, aos 20 anos demonstrou uma sensibilidade especial à experiência da vida comunitária. Ela fundou o Jardim de Maria e Amizades Espirituais, dois grupos para mulheres leigas.

Em uma visita a Roma e depois de ver o papa Pio IX, decidiu se consagrar, acabando por fundar as Irmãs Oblatas do Espírito Santo ou Instituto de Santa Zita, para cuidar da juventude.

Em 11 de abril de 1914, morreu, tendo sido rejeitada e caluniada pelas irmãs da comunidade que fundou. O papa são João XXIII a beatificou em 26 de abril de 1959.

Virtudes heroicas da serva de Deus Teresa Lanfranco

Teresa Lanfranco, cujo nome antes de se tornar freira era Annunziata Addolorata, nasceu em 24 de março de 1920, na Itália. Em 1937, conheceu a beata Elisa Martinez, das Filhas de Santa Maria de Leuca, instituição à qual se uniu para se tornar uma fiel colaboradora da fundadora.

Depois da Segunda Guerra Mundial, ela realizou um forte trabalho de mediação e pacificação na comunidade, que na década de 1960 passou por uma intensa crise devido à rebelião de algumas freiras.

Em 1987, após a morte da beata Elisa, se recusou a ser eleita como nova superiora e decidiu permanecer como vigária da nova líder. Ela morreu em 8 de junho de 1989, em Roma.

O que são virtudes heroicas?

Em um sentido amplo, pode-se dizer que a aprovação das virtudes heroicas pressupõe que um servo de Deus viveu heroicamente na fé, na esperança e na caridade.

Como suas virtudes heroicas foram reconhecidas, agora pode ser chamado de “venerável”.

Para continuar o processo de beatificação, é necessária a aprovação de um milagre realizado por sua intercessão.

Para a posterior canonização ou declaração como santo, será necessário um segundo milagre, também realizado por sua intercessão.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/57850/papa-francisco-reconhece-o-martirio-de-um-pai-de-11-filhos-e-o-milagre-de-futura-santa

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.